Como diferenciar se os sintomas são de gripe ou resfriado? Médico esclarece

Durante o dia faz tanto calor que em alguns momentos só o ventilador ou ar condicionado e muita água pra ajudar a aguentar. À noite um tempo mais fresco que ajuda até mesmo a dormir melhor. Assim tem sido os dias que antecedem o outono, previsto pra chegar no próximo dia 20 de março.

Esta mudança repentina do clima faz com que a maioria da população que não saiba identificar e confunda gripe com resfriado ou vice-versa. É que os sintomas iniciais são realmente muito parecidos.

Com o tempo cada vez mais imprevisível o nosso organismo fica vulnerável a estas doenças virais. Além disso quando o clima está mais ameno as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e pouco ventilados que faz com que o vírus se propague de forma rápida.

É aí que começam os problemas e a população se confunde com as doenças. O clínico geral Sérgio Pereira Soares Maia, ouvido pela reportagem do Portal GRNEWS, destacou as principais diferenças entre gripe e resfriado:

Sérgio Pereira Soares Maia
sergiogripe1


O resfriado é causado por vírus, dura cerca de dois dias e é acomete principalmente crianças que ficam com o nariz escorrendo, tem dor no corpo e um incômodo na garganta. Já a gripe ou Influenza é causada por um vírus mais forte e as dores são mais intensas durante em média quatro dias.

Atualmente há a vacina contra a Influenza disponível tanto na rede pública como na privada. A imunização é a única forma de não contrair a gripe. Pelo SUS há as campanhas nacionais que vacinam grupos prioritários como crianças, idosos, gestantes e trabalhadores da saúde. Na última campanha, em junho de 2018, 20.476 paraminenses foram imunizados segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Muita gente que contrai um dos tipos de vírus e tem um leve resfriado ou está com gripe nem procura atendimento médico. Vai pela automedicação, que é perigosa e traz riscos:

Sérgio Pereira Soares Maia
sergiogripe2

Além da vacinação há algumas formas de prevenir os resfriados e gripes. Manter hábitos de higiene são imprescindíveis como lavar as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos e copos, manter os ambientes ventilados e evitar contato próximo com quem apresenta sinais ou sintomas das doenças. É fundamental ainda cobrir o nariz ao tossir e espirrar, mas não com a mão para evitar passar para outras pessoas e também objetos.

Nesta semana a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova estratégia global de controle da influenza. O plano vai até 2030 e tem o objetivo de controlar a disseminação da gripe dos animais para os seres humanos e preparar os governos e a sociedade para a próxima pandemia da infecção.

É que segundo a OMS a gripe é um dos maiores desafios da saúde pública no mundo e a cada ano são registrados um bilhão de casos e dessas ocorrências 290 mil a 650 mil pessoas morrem em decorrência das complicações da doença.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!