Saúde está preparada casos do novo coronavírus no Centro-Oeste de MG e Bombeiros alertam para fake news

O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus e um confirmado, no estado de São Paulo. Até agora, 71 casos já foram descartados e um caso confirmado em São Paulo.

Os registros de casos suspeitos estão concentrados nos estados de São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Santa Catarina (9), Paraná (5), Distrito Federa (5), Goiás (5) e Espírito Santo (2).

Em Minas Gerais são 17 casos suspeitos. A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis também mantém um paciente em observação. O homem fez um cruzeiro recentemente pela América do Sul e está com alguns dos sintomas da doença. Os exames dele ainda estão em fase de análise laboratorial.

Em Pará de Minas as precauções estão sendo tomadas. Uma reunião foi realizada na tarde de quinta-feira (27) com participação de todos os departamentos e órgãos da saúde municipal. Eles definiram estratégias caso haja alguma notificação no município.

O Portal GRNEWS apurou que após a reunião ficou definido que o paciente deve ser mantido em observação e sem contato com outras pessoas, para evitar a contaminação. Além disso, o hospital referência da Gerência Regional de Saúde (GRS) é o São João de Deus, em Divinópolis.

Na quinta-feira (28), o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou junto a profissionais da instituição de saúde e da Secretaria Municipal uma palestra com um infectologista. Ele explicou a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dados sobre a doença, como prevenir e como agir em casos de suspeição.

O novo coronavírus tem causado pânico nas pessoas, na maioria das vezes por desconhecimento. Entre os sintomas principais da doença estão febre, tosse e dificuldade para respirar. Para detectá-la, o hospital referência na região realiza um primeiro teste com amostras de vias aéreas ou escarro e depois é feita a contraprova, em um laboratório.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou um Centro de Operações em Emergências de Saúde que irá definir metas, estratégias e colocar em ação projetos para evitar surtos e epidemias de doenças, entre elas o coronavírus.

Para o secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, representantes das regionais de saúde também foram treinadas para saber como controlar o vírus:

Marcus Ferreira

Carlos Eduardo Amaral
carloseduardocorona1

Um áudio também tem circulado nas redes sociais falando sobre um surto de casos de coronavírus em Minas Gerais. Segundo o homem, que se diz comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Jeferson, afirma que existem 58 casos já registrados em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Ele pede ainda que ninguém vá aos hospitais do Estado. Além disso, ele diz que um hospital será construído em Belo Horizonte a mando do governador Romeu Zema (Novo).

Tenente Pedro Aihara é do setor de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e garante que o áudio não passa de fake news:

Reprodução/Redes Sociais

Pedro Aihara
pedroaiharacorona1

Em nota a corporação informou que “é falso um áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação do COVID-19 (coronavírus) em Minas Gerais. Todas as informações desse áudio são falsas, inclusive não existe esse militar, nem esse batalhão, na estrutura do CBMMG.

A Secretaria de Saúde reforça que não existe, no momento, nenhum tipo de acionamento do Corpo de Bombeiros para apoiar questões relacionadas ao coronavírus.”

Este tipo de propagação de informações já era esperada pelo Governo Federal e autoridades de saúde. Especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgaram nota de repúdio também sobre medicamentos e alimentos que ajudam a prevenir o coronavírus.

 

 

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!