População brasileira ainda não aprendeu a planejar gastos e poupar, afirma economista


O brasileiro ainda tem dificuldades em adotar o hábito de planejar os gastos e poupar. A educação financeira não é abordada nas escolas e por isso continua imperando no país a cultura de gastos descontrolados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Milhões de pessoas gastam mais do que ganham e para agravar ainda mais a situação apelam para o cartão de crédito e o cheque especial. Os juros do crédito são exorbitantes e aumentam a lista dos endividados.

A crise econômica enfrentada pelos trabalhadores nos últimos anos teve um pequeno reflexo na gestão dos gastos familiares. Por isso a meta dos brasileiros este ano é juntar dinheiro.

Essa intenção foi comprovada por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Quase metade dos entrevistados (45%) pretende juntar dinheiro ou sanar todas as dívidas (27%).

De acordo com o economista Eduardo de Almeida Leite, a população brasileira ainda não aprendeu a poupar apesar de o país ter um mercado financeiro bem estruturado e com serviços bancários eficientes:

Eduardo de Almeida Leite
poupareduardoleite1

Nos países europeus e os Estados Unidos a cultura de poupar dinheiro é muito mais difundida. O grande problema do Brasil atualmente é o grande número de pessoas desempregadas e sem condições de planejar a vida financeira:

Eduardo de Almeida Leite
poupareduardoleite2


O planejamento e a aplicação dos recursos no mercado financeiro fortalece a economia do país. A compra de ações de empresas gera emprego e renda e ao mesmo tempo ajuda no crescimento econômico:

Eduardo de Almeida Leite
poupareduardoleite3

É muito relativo o plano de poupar uma parte do salário para investimentos futuros. Trata-se de uma questão muito subjetiva que varia de acordo com a necessidade de cada pessoa e no valor dos rendimentos:

Eduardo de Almeida Leite
poupareduardoleite4

O ideal é poupar dinheiro e planejar uma compra, uma viagem ou qualquer outro projeto. Infelizmente a grande maioria não planeja e acaba aderindo a financiamentos a um longo prazo, com juros altos e grandes riscos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!