“Ser dentista na rede pública significa trazer de volta a dignidade das pessoas”, diz profissional que atua em UBS de Pará de Minas
A afirmação foi feita pelo profissional da Odontologia Fernando Amaral Moreira Guimarães durante participação no workshop sobre saúde bucal, realizado nesta quinta-feira, 27 de outubro, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.
Este evento fez parte da Programação de Estudos Permanentes (PEP), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Também celebra o Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, cujas datas são celebradas em 25 de outubro. O workshop sobre saúde bucal reuniu muitos profissionais do setor.
A rede municipal de saúde bucal conta com consultórios odontológicos instalados na maioria das Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Serviço de Próteses. Juntas, as equipes dessas unidades realizam cerca de 6 mil atendimentos mensais.
Quem trabalha neste setor da saúde tem orgulho do trabalho que realizam. É o caso do profissional da Odontologia Fernando Amaral Moreira Guimarães atua na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Bairro Belvedere. Ele sintetiza que ser dentista na rede pública é resgatar a dignidade das pessoas, já que muitas não condições financeiras para custear tratamentos particulares:
Fernando Amaral Moreira Guimarães
saudebucalfernando1
A pandemia de Covid-19 forçou a interrupção do trabalho dos dentistas nos consultórios, o que por consequência causou estragos em equipamentos. Com a retomada tudo foi reparado e melhorado, Por isso, ele derruba a argumentação de algumas pessoas sobre dificuldade para conseguir agendar atendimentos odontológicos na rede de saúde pública de Pará de Minas.
Fernando Amaral Moreira Guimarães
saudebucalfernando2
A coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Cristiane Berigo, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde conta com 75 profissionais trabalhando na odontologia, divididos em 43 consultórios de 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Pará de Minas, Tem ainda o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o que facilita o acesso da população aos serviços que vão desde a extração de dente até a colocação de prótese dentária:
Cristiane Berigo
saudebucaldristianeb1
Cristiane Berigo acrescenta que as pessoas que não contam com o serviço de odontologia em suas Unidades Básicas de Saúde de referência, devem se dirigir até a UBS Nossa Senhora da Piedade, antiga Policlínica, que atende todos os pacientes das chamadas áreas descobertas de Pará de Minas:
Cristiane Berigo
saudebucaldristianeb2
Cristiane Berigo deixa claro que para ter acesso aos serviços ofertados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), como colocação de próteses dentárias, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa finalizar seu tratamento na UBS de referência. Posteriormente, ele será encaminhado para o tratamento especializado, caso o profissional que atende constate a necessidade do paciente.
A Referência Técnica de Monitoramento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane dos Santos Paulino, afirma que Pará de Minas é privilegiado com uma cobertura superior a 85% da população em saúde bucal e com planos para aumentar. Também cita avanços na odontologia da rede pública do município:
Cristiane dos Santos Paulino
saudebucaldristianep1
Cristiane dos Santos Paulino ressaltou que durante o workshop sobre saúde bucal realizado nesta quinta-feira (27), a palestra tratou de planejamento e gestão em saúde, com enfoque na atenção à saúde bucal.
Também foi destacado a importância do cirurgiões-dentistas e suas equipes no trabalho diário nas comunidades identificando as necessidades dos pacientes. Essas informações que eles repassam possibilitam a avaliação das metas e a formulação de novas políticas públicas por parte da gestão visando oferecer serviços odontológicos com mais qualidade para a população paraminense.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.