Coral de Vozes da Terceira Idade encanta idosos da Cidade Ozanan e do Centro de Convivência
O Projeto EnCantar – Coral de Vozes da Terceira Idade, foi viabilizado após chamamento público feito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMID) de Pará de Minas.
Vários projetos que beneficiam pessoas idosas foram selecionados e serão desenvolvidos por diversas entidades e custeados através de recursos oriundos da Vale que caiu diretamente na conta do Fundo Municipal do Idoso (FUMID).
O Centro de Convivência dos Idosos Senadora Júnia Marise, localizado no Bairro JK, que em 20 de setembro completou 31 anos, está envolvido no desenvolvimento de dois desses projetos aprovados pelos conselheiros municipais.
O primeiro deles é o projeto “EnCantar – Coral de Vozes da Terceira Idade”, que recebeu o valor de R$ 171.433,40 e já está sendo desenvolvido em parceria com a Cidade Ozanan, conforme publicado anteriormente pelo Portal GRNEWS.
Os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, com duração de 12 meses, no Centro de Convivência dos Idosos, um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O titular da pasta, Flávio Medina Neto, disse que outros projetos serão colocados em prática para beneficiar os paraminenses:
Flávio Medina Neto
coralflavio1
Franciele de Lima Souza Tinoco, coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos, destaca a importância desse projeto para a turma da terceira e também a parceria com a Cidade Ozanan:
Franciele de Lima Souza Tinoco
coralfranciele1
A presidente da Cidade Ozanan, Leda Gonçalves, afirma que o Coral de Vozes da Terceira Idade, consiste em oficinas de canto. Ela nota neste início, já possível notar que as aulas provocam uma sensação de bem-estar nas pessoas idosas:
Leda Gonçalves
coralleda1
O professor de música e maestro do Projeto EnCantar, Gilmar Iria, fala de sua satisfação de trabalhar com as pessoas participantes do Coral Vozes da Terceira Idade:
Gilmar Iria
coralgilmar1
As irmãs Rosa Maria de Jesus e Terezinha do Nascimento, de 86 anos, são conhecidas popularmente em Pará de Minas como as gêmeas “Par de Jarra”. Há algum tempo elas residem na Cidade Ozanan e participam do coral. Felizes com a iniciativa, ouça que as irmãs disseram sobre o projeto:
Rosa Maria de Jesus e Terezinha do Nascimento
coralrosaeterezinha1
Outra parceria do Centro de Convivência dos Idosos será executada juntamente com a Comunidade Terapêutica (SOVIDA), que atua na recuperação de mulheres viciadas em álcool e outras drogas. As entidades desenvolverão o projeto “Horta terapia”, aprovado no valor de R$ 187.593,40. Franciele de Lima Souza Tinoco diz que esse projeto com a Fazendinha SOVIDA só deve iniciar nos primeiros meses de 2023.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.