Estado de MG está quebrado e precisa privatizar estatais, afirma deputado Inácio Franco

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO), após meses de análises, enviou à Assembleia Legislativa um plano de recuperação financeira do estado. A medida é necessária para que Minas adere ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)  do governo federal. É que para ter fazer parte do programa, um estado não pode ter tantas empresas sob o comando dele.

Ao se tornar governador, Zema diz ter herdado uma dívida de R$ 34 bilhões da gestão passada e mais R$ 108 bilhões acumulados ao longo dos anos. A ideia é privatizar a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), responsável atualmente por valorizar o potencial mineral do Estado; a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

Da lista a Codemig puxou a fila, pois é considerada pelo secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, a mais valiosa delas, com expectativa de levar um fluxo de caixa alto aos cofres públicos.

O plano de recuperação financeira chegou à ALMG e foi repassado aos deputados mineiros. Na quarta-feira, 23 de outubro, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As ações da empresa, incluindo dividas e qualquer outra distribuição, seriam concedidas de forma onerosa a pessoas jurídicas e a fundos de investimentos.

O deputado estadual Inácio Franco (PV) conversou com a reportagem do Portal GRNEWS sobre o assunto. Ele defende a privatização, pois a medida vai ajudar financeiramente Minas Gerais:

Inácio Franco
inaciofrancoprivatizacao

Antes de ser votado pelos deputados, o Projeto de Lei 1.205, será analisado pelas Comissões de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

A expectativa do governo estadual é que o projeto seja votado o quanto antes, pois a cessão dos diretos da Codemig permitirá regularizar o pagamento mensal do funcionalismo público e também o 13º salário. Isso, sem contar, a manutenção dos repasses aos municípios.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!