IMA prorroga campanha de vacinação contra Febre Aftosa e índice supera 70% na região de Pará de Minas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) prorrogou a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa até 20 de dezembro, e até lá os pecuaristas devem adquirir e imunizar o rebanho. Eles têm até 30 de dezembro para comprovar a vacinação por meio de uma declaração.

A prorrogação é devido a problemas na distribuição da vacina em todo o estado e por isso o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a vacinação até o dia 20.

Em todo o estado a expectativa é que 10 milhões de animais sejam imunizados na segunda etapa da campanha que prevê a vacinação de bovinos e bubalinos até 24 meses.

O Portal GRNEWS apurou que no escritório seccional do IMA de Pará de Minas, que atende ainda as cidades de Florestal, Igaratinga, Pequi e São José da Varginha, a expectativa é que a campanha supere a meta de 95% do rebanho vacinado.

Dados do IMA mostram que em Pará de Minas, dos 22.918 animais aptos a receber a dose, 16.051 foram vacinados, o que representa 70,04% do rebanho, como apurado pelo Portal GRNEWS.

Em Igaratinga podem ser vacinados nesta etapa, 11.054 animais, e foram imunizados 8.598, representando 77,78%.

Já São José da Varginha pode vacinar agora 8.612 animais e já imunizou 5.136, totalizando 59,64% do rebanho.

Em Florestal são 6.725 animais vacináveis e foram imunizados até o momento 4.821, totalizando 71,69%

Quanto a Pequi, são 6.540 animais aptos a tomar dose e 3.555 se vacinaram, representando 54,36% do total do rebanho.

De acordo com o IMA não há falta de vacinas e sim um problema na distribuição às revendedoras em algumas regiões. Após imunizar o rebanho, o produtor deve procurar um escritório do IMA ou fazer a declaração pela internet, acessando o Portal de Serviços do Produtor até o dia 30 de dezembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!