Trabalho de combate ao mosquito que transmite Chikungunya será intensificado no Bairro São José
O trabalho de eliminação de todos os reservatórios de água parada em Pará de Minas continua sendo executado intensamente pelas equipes mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde.
O município passou por uma grave epidemia de dengue no ano de 2016, quando vários casos da doença foram registrados. Um agravante eram as caixas d’água utilizadas como reservatório dentro das casas.
O racionamento fez com que muitos paraminenses adotassem esse costume de armazenar água. A concessionária Águas de Pará de Minas solucionou o problema de abastecimento e não existe mais essa necessidade.
Porém, é preciso eliminar qualquer recipiente que acumula água e se transforma em um criadouro do Aedes aegypti. Outra preocupação é com o mosquito Aedes albopictus, que geralmente vive em áreas de matas.
No Brasil o inseto transmite a Febre Chikungunya. A doença provoca dor nas articulações, além de outros sintomas. Em alguns casos ela não deixa sequelas, em outros deixa dores na pessoa pelo resto da vida.
Rogério Marinho, agente de combate a Endemias, explica que a mata próxima ao Bairro São José é um ambiente propício para o inseto. Por isso o trabalho de combate ao mosquito será intensificado naquele bairro com apoio de alguns parceiros, visando a conscientização com os moradores:
Rogério Marinho
acaosaojoserogeriomarinho1
O Departamento de Vigilância em Saúde faz o acompanhamento e o monitoramento do Aedes albopictus. No último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foram encontrados dois focos do mosquito no Bairro São José:
Rogério Marinho
acaosaojoserogeriomarinho2
Cristiano Fernandes da Silva, presidente do Rotary Club Pará de Minas Bariri, informa que o clube de serviços participará desse trabalho por meio da realização de blitz no Bairro São José com o intuito de mostrar aos moradores a importância de apoiar essa luta contra o inseto
Cristiano Fernandes da Silva
acaosaojosecristianosilva
Apesar de anunciar a intensificação do trabalho no Bairro São José, a Vigilância em Saúde ainda decidiu a data para a realização das ações. Caso o trabalho apresente resultado satisfatório, poderá ser realizado em outras regiões de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.