Subida Rosa reúne multidão no Mirante do Cristo Redentor para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama
A Subida Rosa pela escadaria com mais de 600 degraus até o Mirante do Cristo Redentor, em Pará de Minas, foi realizada no início da noite desta quarta-feira, 26 de outubro, reunindo um público muito expressivo.
Esta foi mais uma ação promovida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A fila de espera por mamografias foi zerada no fim de setembro, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.
A equipe da Saúde comemorou muito esta conquista que beneficia as mulheres paraminenses. Mas ao invés de cruzarem os braços, a boa notícia trouxe motivação extra para intensificassem ainda mais as ações para conscientizar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Subida Rosa realizada no início desta noite de quarta-feira (26) destacou que a atividade física e alimentação saudável são essenciais para prevenir o câncer de mama e tantas outras patologias.
O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty participou do evento e falou sobre as ações executadas durante a campanha Pará de Minas Sempre Rosa. Citou que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) realiza muitas consultas, exames preventivos e mamografias. Tanto, que os números comprovam que metas estipuladas para o ano, foram atingidas no mês de agosto:
Wagner Magesty
subidarosawagner1
Acrescenta que vem muitas novidades por aí na área da Saúde pública em Pará de Minas para facilitar a prevenção, rastreio e tratamentos:
Wagner Magesty
subidarosawagner2
Neste mês o município também lançou a campanha Pará de Minas Sempre Rosa vem promovendo muitas ações, como conversas nas salas de espera do AME e de Unidades Básicas de Saúde.
Profissionais de Saúde que forma uma equipe multidisciplinar repassam informações de prevenção ao câncer de mama para pessoas, principalmente as mulheres, que aguardam por atendimentos. A coordenadora de Atenção da Saúde da Mulher e da Criança, Lílian Luce, afirma que o balanço é muito positivo:
Lílian Lucce
subidarosalilian1
Elizabete Moreira Castilho foi uma das participantes da Subida Rosa até o Mirante do Cristo Redentor em Pará de Minas. Ela é estudante do 8º período do curso de Enfermagem e trabalha como Agente Comunitário de Saúde e ajudou na organização do evento que atraiu e orientou muitas mulheres para a necessidade de incluírem em suas rotinas ações preventivas:
Elizabete Moreira Castilho
subidaroselizabete1
Outra que participou da Subida Rosa foi Maria Aparecida Miranda Batista, de 63 anos. Ela é maratonista de rua e saiu do Bairro Serra Verde e foi correndo até o Mirante do Cristo Redentor nesta ação para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama:
Maria Aparecida Miranda Batista
subidarosmaria1
Mas engana-se quem pensa que a Subida Rosa até o Mirante do Cristo Redentor foi o encerramento da Campanha Pará de Minas Sempre Rosa.
Nesta quinta-feira, 27 de outubro, o tema nas salas de espera do AME será Saúde Mental no Outubro Rosa.
Na sexta-feira, 28 de outubro, esses bate-papos não acontecerão devido ao ponto facultativo decretado para comemorar o Dia do Servidor Público.
E para fechar as ações neste mês da campanha Outubro Rosa, na segunda-feira, 31 de outubro, os temas na sala de espera do AME serão: Autoestima da Mulher e Saúde Bucal no Outubro Rosa.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.