Esgoto químico é lançado no Paciência, mas concessionária garante que água pode ser consumida sem qualquer risco

Carla Souza

A equipe técnica da concessionária Águas de Pará de Minas constatou o lançamento de resíduos químicos no ribeirão Paciência por volta das 14 horas desta sexta-feira, 26 de outubro. Imediatamente a captação foi interrompida para evitar qualquer risco para a população paraminense.

Carla Souza

Ao mesmo tempo em que os técnicos tomavam as primeiras providências para solucionar o problema, outros profissionais da Águas de Pará de Minas acionaram representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar Ambiental e da Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP). O objetivo dessa força-tarefa é identificar o responsável pelo lançamento desse esgoto com resíduo químico no ribeirão Paciência.

Carla Souza

Assim que tomou conhecimento do fato, muitos paraminenses correram para as redes sociais, inclusive dizendo que estavam envolvidos no processo, alertando que ninguém devia consumir a água até que todo o problema fosse sanado.

Porém, a gerente Operacional da Águas de Pará de Minas, Márcia Regina Freiberg afirma que todo o processo foi estancado com rapidez e a população pode consumir a água tranquilamente sem qualquer risco:


Márcia Regina Freiberg
marciafreibergagua1

Na tarde desta sexta (26) a água para abastecer Pará de Minas estava sendo captada no córrego dos Paivas e no ribeirão Paciência e todo o processo é monitorado online em tempo real para garantir a qualidade da água. Por volta das 14 horas, os técnicos detectaram algo errado e interromperam a captação do Paciência imediatamente:

Márcia Regina Freiberg
marciafreibergagua2

Carla Souza

Sobre a substância química que foi lançada no ribeirão Paciência de maneira irregular, a concessionária ainda não tem dados para dizer se foi uma ação criminosa:

Márcia Regina Freiberg
marciafreibergagua3

A gerente Operacional da Águas de Pará de Minas destaca que sexta-feira é um dia de alto consumo, por isso, alerta que existe a possibilidade de faltar água nas regiões mais altas de Pará de Minas ao longo da noite desta sexta (26):

Márcia Regina Freiberg
marciafreibergagua4

A assessoria de comunicação da concessionária Águas de Pará de Minas reforça que a população pode consumir a água normalmente sem qualquer risco e que todo o abastecimento será normalizado neste sábado (27).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!