UPA 24 horas e da base do SAMU podem ser inauguradas em dezembro, afirma secretário

upa_samu
Há alguns anos a população de Pará de Minas vem aguardando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Essa estrutura daria melhores condições de atendimento aos casos de urgência e emergência no município. A população vem crescendo a cada ano e os serviços públicos de saúde necessitam de muitos investimentos.

samu_base_sede
Finalmente as obras de construção da UPA 24 horas e do SAMU estão em fase final. As novas instalações ficam ao lado do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, no bairro Senador Valadares.

Os trabalhadores já estão executando os serviços de acabamentos das novas unidades. A expectativa é de que o prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) inaugure o novo complexo de saúde no mês de dezembro, pouco antes do encerramento de seu mandato.

De acordo com Cléber de Faria Silva, secretário municipal de Saúde, toda a documentação está sendo providenciada para que o Governo Federal reconheça a UPA e passe a enviar recursos para custeio da unidade:

Cléber de Faria Silva
clebfar_upasamu1

clebfar_upasamu
Ele explica que será entregue a população toda a parte de pronto atendimento de adultos. A próxima fase será a adaptação do prédio do Pronto Atendimento Municipal, fazendo uma interligação entre as unidades:

Cléber de Faria Silva
clebfar_upasamu2

Sobre a instalação do SAMU, o secretário informa que a parte de responsabilidade do município está pronta. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg Oeste) também cumpriu com toda a estruturação do serviço e agora só falta o Governo de Minas Gerais autorizar o funcionamento:

Cléber de Faria Silva
clebfar_upasamu3

Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde investe cerca de R$800 mil por mês na manutenção do PA e esse montante é de recursos próprios. Com a UPA 24 horas o município receberá verbas da União e do Estado, o que fará com que os custos da unidade custem a metade desse valor para o município.

A Prefeitura de Pará de Minas ainda não divulgou a data em que será realizada a cerimônia de inauguração da UPA 24 horas e da base do SAMU. A previsão é de que isso ocorra em dezembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!