Sétima Vila do Ouro de MG, Pitangui prepara eventos para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil

O Brasil celebra em 2022 o Bicentenário da Independência com muitos eventos previstos em todo o território nacional no dia 7 de setembro. Um deles acontece no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com a exposição: “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e permite que o público veja o coração do imperador, relíquia que está conservado em cápsula de vidro.

Entre tantos atos comemorativos, o Município de Pitangui, que é histórico por ter sido a Sétima Vila do Ouro de Minas Gerais, quer se destacar nos festejos do próximo mês.

Com 307 anos Pitangui tem muitos motivos para celebrar a data. Registros históricos indicam que naquele 7 de setembro de 1822, Pitangui esteve representada pelo padre Belchior Pinheiro de Oliveira, primo de José Bonifácio, no ato da Independência do Brasil. Padre Belchior foi um dos conselheiros de Dom Pedro I e, segundo registros, teria dito ao imperador: “Se Vossa Alteza não se faz rei do Brasil será prisioneiro das Cortes e, talvez, deserdado por elas. Não há outro caminho senão a independência e a separação”.

Essa Inspiração à Liberdade está registrada no Casarão que foi moradia do padre Belchior em Pitangui. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio abriga, atualmente, a sede da prefeitura de Pitangui. O corpo do padre Belchior de Oliveira está sepultado aos pés da igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, localizada na região Central de Pitangui.


Pra celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pitangui, informa que está sendo preparada uma extensa programação que inclui, entre outras atrações, desfile e encontro de bandas.

No domingo, 4 de setembro, as 9 horas será realizado o Encontro de Bandas de Música, com participação de agremiações de 10 cidades mineiras, com presença da banda anfitriã Pitangui e também da Banda de Música da Polícia Militar, com início em frente ao Casarão Padre Belchior, seguindo para igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e posteriormente para a Capela de São Francisco de Assis.

Na quarta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a partir das 9 horas, Desfile Ano da Liberdade (Bicentenário da Independência), iniciando-se em frente à igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

As celebrações continuam na quinta-feira (8), às 19 horas, com celebração de missa na Igreja da Penha, em comemoração ao Ano da Liberdade.

Na sexta-feira (9), às 19h30min, culto evangélico na Igreja Batista Manancial, em comemoração ao Bicentenário da Independência.

No sábado (10), às 9 horas, em salão de eventos, culminância do projeto de Educação Patrimonial, parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Educação.

“Nossa amada Pitangui, antiga Sétima Vila do Ouro, é berço de personagens ilustres da história política, econômica e cultural do país. Durante o processo de independência isso não foi diferente. Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, primo de José Bonifácio, foi um conselheiro destacado de Dom Pedro I, estando com ele em momentos decisivos. Por essa estreita relação com a Independência do Brasil, Pitangui está em júbilo ao comemorar os seus 200 anos”, destaca Maria Lúcia Cardoso, prefeita de Pitangui.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!