Uso de drogas, sujeira e falta de respeito transformam Parque do Bariri em terra sem lei, alerta morador do São José


Um dos principais cartões postais de Pará de Minas, o Parque do Bariri conta com muitas árvores, uma bela lagoa, um playground para as crianças, quadras poliesportivas, além de pistas de caminhada e de cooper.

Localizado no bairro São José, o patrimônio público sempre é palco de grandes eventos esportivos e culturais do município. O complexo foi criado pela Lei Municipal Nº 2.222, de 10 de julho de 1.984.


A obra de construção começou em abril de 1.987 e ocupa uma área de 34 mil metros quadrados. O nome de Bariri foi escolhido por meninos nas décadas de 1950/60, que jogavam partidas de futebol no campo improvisado nas imediações.


O local tinha sido batizado de Campo Bariri. O nome faz referência ao Campo do Bariri no Rio de Janeiro que é de propriedade do Olaria Atlético Clube, localizado na rua Bariri. A 1ª etapa das obras foi inaugurada em maio 1996.


A proposta original era de que o espaço fosse um local apropriado para a população paraminense participar de atividades de esporte, lazer e entretenimento. Mas o cenário atual tem se mostrado muito diferente.


A reportagem do Portal GRNEWS conversou com um morador do bairro São José, que prefere não ser identificado publicamente. Ele utiliza o Parque do Bariri e está preocupado com a falta de segurança no local. Segundo ele, alguns jovens estão usando drogas na frente de todos.


Outras pessoas não respeitam as sinalizações da pista de caminhada e andam de bicicleta em locais proibidos, podendo provocar acidentes. Tem também frequentadores que levam cães sem focinheira e utilizam o local como banheiro:

Frequentador do Parque do Bariri
baiririabandonadomorador1

O paraminense afirma que o local está perdendo a função de recreação e lazer. A insegurança é muito grande por causa dos riscos gerados pela falta de fiscalização do poder público. Para ele o Parque do Bariri virou terra sem lei:


Frequentador do Parque do Bariri
baiririabandonadomorador2

A reportagem do Portal GRNEWS também falou sobre o assunto com o tenente Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva, chefe da Seção de Comunicação da 19ª Companhia da Polícia Militar Independente de Pará de Minas. Ele diz que diversas abordagens são realizadas no Parque do Bariri visando combater o uso de drogas e a prática de delitos:


Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva
baririabandonadotenentesalomao1

Várias prisões já foram efetuadas pelas equipes da Polícia Militar e o patrulhamento no local continuará. Porém, o militar alerta que um grande problema dos usuários de drogas é a lei que prevê apenas a advertência e gera uma sensação de impunidade. Mesmo assim os policiais continuarão combatendo o problema com afinco:


Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva
baririabandonadotenentesalomao2


A reportagem do Portal GRNEWS tentou por mais de uma vez contato com o procurador-geral do município e secretário municipal de Planejamento, Júlio César Oliveira, para ouvir a versão da administração sobre a queixa do cidadão. Porém, sem êxito. Diante disso, solicitou um parecer junto a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas, mas a resposta não chegou até esta publicação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!