Novo sistema do governo federal trava Cadastro Único e beneficiários podem ser prejudicados


Visando melhorar a segurança nas operações, o governo federal começou um novo sistema para o Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais. Porém, essa mudança vem gerando problemas.

O CadÚnico é o programa que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população de cada município.

Nele são registradas informações dos beneficiários. Entre elas estão as características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O banco de dados se tornou o principal instrumento para a seleção e inclusão em programas como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), e outros.

De acordo com Larissa Aguilar, gestora do CadÚnico em Pará de Minas, o novo sistema está praticamente travado e os cadastros não estão sendo atualizados ou inseridos. O problema está ocorrendo em todo o país.

Os beneficiários que precisam atualizar o cadastro nos próximos dias poderão ter alguns transtornos por causa da alteração que ocorre em Brasília. Com isso eles poderão perder o benefício até que a situação seja resolvida:


Larissa Aguilar
cadunicotravadolarissaaguilar

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é o gestor responsável e a Caixa Econômica Federal é o agente operador dos recursos financeiros. Os dois órgãos estão trabalhando para normalizar a situação.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em Pará de Minas existem nove mil famílias inscritas no CadÚnico. Uma parte delas recebe benefícios de programas sociais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!