Projeto desenvolvido na delegacia de Pará de Minas ajuda ressocializar maridos que agridem as esposas
Desde janeiro deste ano foi firmada uma parceria entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para execução do projeto denominado projeto: “Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena”.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O trabalho vem sendo desenvolvido na Delegacia Regional de Polícia Civil em Pará de Minas envolve delegada, psicóloga e advogada. A proposta surgiu com os atendimentos dos casos de violência doméstica registrados no município.
A assistência psicológica as mulheres agredidas pelos companheiros vem sendo realizada há nove anos. Porém, constatou-se a importância de assistir também aos agressores e ajudá-los no processo de ressocialização.
De acordo com a delegada Ana Cristina Bicalho Leão, titular da Delegacia de Mulheres da Regional de Pará de Minas, a aplicação da Lei Maria da Penha é muito importante e prevê a recuperação dos autores da violência doméstica. Tudo é encaminhado a Justiça através de um relatório minucioso:
Ana Cristina Bicalho Leão
bemviveranacristina1
Ela ressalta a importância do esclarecimento das dúvidas em relação à separação, caso aconteça. O processo pode envolver filhos, bens materiais e outros detalhes que devem ser analisados por ambas as partes:
Ana Cristina Bicalho Leão
bemviveranacristina2
A psicóloga Shirley Amaral trabalha no projeto junto aos agressores. Ela afirma que o objetivo é descontruir a violência doméstica e o grupo de discussões vem conseguindo excelentes resultados:
Shirley Amaral
bemvivershirleyamaral
A advogada Mariane Melo considera o trabalho como um grande avanço para a sociedade paraminense. Acredita que essa ressocialização é muito importante na solução de conflitos e o conhecimento jurídico é essencial:
Mariane Melo
bemvivermarianemelo
A reportagem do Portal GRNEWS conversou com dois homens que estão participando do projeto Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena, e não serão identificados publicamente. O primeiro afirmou que já conhecia o trabalho e tem certeza que será muito ajudado:
Participante do Projeto Bem Viver
bemviveratendido1
O segundo entrevistado revelou que o desentendimento com a esposa aconteceu por causa da bebida alcoólica. Agora ele espera reconstruir a vida com a família e manter uma boa convivência também com os filhos:
Participante do Projeto Bem Viver
bemviveratendido2
O projeto Bem Viver: A Pena Que Vale a Pena também é desenvolvido em outros municípios. As reuniões dos grupos de homens promovem uma troca de experiências e reflexões sobre a importância de pensar antes de reagir.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.