Restaurado livro de 1859 que conta a história das festas religiosas de Pará de Minas


No ano de 2014 a ex-vereadora Cristina Teodoro Moreira Ferreira doou um livro publicado em 1859 para ser catalogado no acervo do Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM). O exemplar pertenceu ao avô dela, Joaquim Moreira dos Santos, e é dividido em dois volumes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os livros foram editados em Lisboa, Portugal, no século XIX e possui uma linguagem arcaica. O registro conta a história dos santos e das festas religiosas no município.


A edição estava com a capa em péssimo estado de conservação e grande parte das páginas havia sido destruída por traças. Depois do trabalho de restauração ele foi reintegrado ao acervo do MUSPAM.

A segunda edição ainda será recuperada e o trabalho minucioso deverá durar aproximadamente cinco dias. A responsabilidade de recuperar o livro com a idade de Pará de Minas foi do restaurador Evaldo Firmino da Silva, servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.


Ele conta que o trabalho durou seis dias e começou com a higienização e desmontagem das páginas. Em seguida os buracos formados pelas traças foram recompostos com papel japonês. O restaurador ficou muito satisfeito por ter contribuído com este trabalho em prol da cultura:


Evaldo Firmino da Silva
restauracaolivroevaldofirminodasilva

Ana Maria Campos, gerente do MUSPAM, ressalta que essas obras restauradas são muito preciosas para a cultura de Pará de Minas. O resultado final foi altamente positivo depois de muito empenho profissional:

Ana Maria Campos
restauracaolivroanamariacampos1


A restauração deste livro histórico é mais um dos tantos trabalhos de bastidores que são realizadas na sede do museu. Também destaca a importância de se preservar materiais que estão inseridos do contexto histórico:

Ana Maria Campos
restauracaolivroanamariacampos2

A publicação restaurada está à disposição da comunidade para pesquisas. O MUSPAM está localizado na rua Manoel Batista, 51, Centro. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos domingos das 9 às 12 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!