Solenidade marca inauguração oficial da Unidade de Suporte Avançado do SAMU em Pará de Minas

Como o Portal GRNEWS adiantou, começou a funcionar em Pará de Minas no dia 17 de outubro a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Oeste. A unidade dispõe de equipamentos como monitor multiparâmetro, ventilador mecânico, bomba de infusão e medicamentos específicos como trombolíticos, adrenalina, materiais para imobilização e conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista. Ou seja, é mais completa, podendo atender casos mais graves que a Unidade de Suporte Básico (USB) que funcionava em Pará de Minas desde 2017.

Para conseguir a USA, Pará de Minas ampliou a sede do SAMU localizada no bairro Senador Valadares. A obra aconteceu em 2019 e custou R$ 150.001,50. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste) fez o estudo e constatou a necessidade da instalação da USA, afinal Pará de Minas é sede de microrregião, é uma cidade grande e recebe muitos visitantes. Em seguida foi feita a solicitação ao Governo de MG e desde então a resposta positiva para implantação era aguardada.


Após muitas cobranças, enfim foi autorizada a instalação e somente nos sete primeiros dias de funcionamento da USA, 36 atendimentos foram feitos. Sem contar as centenas de ocorrências normalmente registradas pela Unidade de Suporte Básico (USB) diariamente.


Para o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, a nova USA vem melhorar o serviço prestado em Pará de Minas e região:


José Márcio Zanardi

josemarcioinauusa1

José Márcio Zanardi detalha os números de atendimentos em Pará de Minas. Durante a pandemia de Covid-19 as ocorrências quase que dobraram.

Sobre a USA, os recursos incialmente serão do Governo de Minas Gerais até que o Ministério da Saúde arque com parte dos gastos:

José Márcio Zanardi
josemarcioinauusa2

O presidente do CIS-URG Oeste e também prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira (PSB), também participou da inauguração e ressaltou a importância da nova unidade:


Olívio José Teixeira

olivioteixinauusa1

O prefeito Elias Diniz (PSD) destacou a integração entre a área da saúde em Pará de Minas. As unidades trabalham juntas garantindo o acesso à saúde dos paraminenses:


Elias Diniz

eliasdinauusa1

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado pelo número 192. A ligação é encaminhada para uma central que direciona o atendimento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!