Ampliada margem para concessão de crédito consignado a aposentados e pensionistas e Procon faz alerta

No dia 1º de outubro o governo federal assinou uma Medida Provisória (MP) que amplia até 40% a margem para concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, os beneficiários podem comprometer até 40% do salário para empréstimos e até 5% para sacar no cartão de crédito.

A mudança é atrativa para quem precisa de dinheiro com urgência, mas por outro lado pode atrapalhar ainda mais a situação financeira do beneficiário. Sem contar que com a mudança eles passaram a receber insistentes ligações de operadoras de crédito.

Muitas vezes o beneficiário nem quer fazer o empréstimo mas a operadora insiste tanto que para se ver livre da situação aceita o dinheiro. Mas isso é um erro e pode comprometer o orçamento familiar.

Segundo especialistas o superendividamento neste momento econômico crítico pode ter um efeito devastador no orçamento tanto a médio como longo prazo. Por isso é preciso tomar cuidado para saber se realmente é necessário aquele valor de empréstimo e como isso impactará nas contas mensais.


Ao comentar a ampliação da margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas, o coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza aproveita para fazer um alerta:

Bruno Soares de Souza
brunosscredconsig1

O Portal GRNEWS conversou recentemente com o economista Ruperto Benjamin Cabanellas Vega que deu dicas interessantes para quem está passando por aperto financeiro e quer ajustar as contas neste período de pandemia.  Ele também explicou o momento certo para solicitar um empréstimo, veja.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!