A doença me ensinou a reclamar menos e confiar mais, diz jovem paraminense que venceu o câncer de mama

O Brasil vive mais uma campanha que serve de alerta aos brasileiros e nesta especialmente as mulheres: Outubro Rosa. O mês é para lembrar a todas de fazer o autoexame das mamas e caso note algo diferente do habitual, procure um especialista para os exames necessários.

Somente em 2019, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que 60 mil novos casos irão surgir. Um estudo também mostrou que a maioria dos diagnósticos só é feita quando a doença está avançada. Cerca d e53% estão em estágio 2 e 23,2% em estágio 3, o que dificulta a cura.

Por isso a campanha quer incentivar a ida ao médico e que a própria mulher toque seus seios para ver se há algo diferente.

Foi assim que a auxiliar de compras Juliana Gomes percebeu uma bolinha no seio esquerdo. Uma semana depois a mesma bolinha se tornou algo diferente e maior, daí procurou um médico. Após exames o diagnóstico: câncer de mama.

Ela contou a reportagem do Portal GRNEWS que aos 30 anos ela teve que dar a volta por cima. Tudo isso aconteceu em outubro de 2018. Após realizar todos os exames necessários e conseguir atendimento na Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM), ela começou o tratamento.

Dois pontos foram fundamentais para a sua recuperação. A fé em Deus e o apoio da família:

Juliana Gomes
julianagomescancer1

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença tem atingido cada vez mais mulheres jovens, o que preocupa, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a mamografia gratuita somente a partir dos 40 anos para quem tem histórico de câncer na família e para todas as mulheres somente aos 50 anos. O câncer aos 30 anos também assustou Juliana que fez até exames genéticos para comprovar.

Dois meses após a descoberta ela iniciou o tratamento e nesta semana mais uma vitória: fez a última sessão de radioterapia:

Juliana Gomes
julianagomescancer2

Mesmo sendo um tratamento difícil, que deixa o paciente fraco, Juliana se manteve firme até nas horas mais complicadas. É que não queria deixar transparecer preocupação para a filha Lívia:

Juliana Gomes
julianagomescancer3

Aos profissionais da ACCCOM, a auxiliar de compras só tem a agradecer pelo ano que se dedicaram a salvar a vida dela:

Juliana Gomes
julianagomescancer4

Um ano depois de toda a descoberta e sofrimento, Juliana é só sorrisos e quer ajudar quem passa pela mesma situação:

Juliana Gomes
julianagomescancer5

A Pesquisa Nacional de Saúde aponta que em todo o Brasil, 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca fizeram mamografia, isso corresponde a 18,4% da população feminina. O SUS oferece o exame gratuitamente. É preciso procurar a Unidade Básica de Saúde que é referência onde mora e conversar com o médico, solicitando o exame.

Para manter o atendimento gratuito aos pacientes com câncer de 54 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais, a equipe da ACCCOM precisa das doações de todos que puderem colaborar. Quem quiser saber como ajudar, pode enviar mensagem para o WhatsApp da ACCCOM: (37) 99945-6158 ou pelo telefone: (37) 3512-1500. Quem quiser saber mais sobre a ACCCOM pode acessar AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!