Trânsito brasileiro mata mais que guerra e UBS quer conscientizar motoristas paraminenses

Termina nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como forma de conscientizar motoristas e pedestres da importância de seguir as leis e respeitar todos que fazem parte do trânsito.

Em 2019 o tema é “No trânsito, o sentido é a vida” e tem o objetivo de envolver a sociedade em todas as ações e propor uma reflexão do que pode ser mudado no dia a dia em relação ao trânsito.

A Seguradora Líder, que administra o seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) apresentou um relatório especial que mostra números assustadores.

Em 10 anos, foram mais de 485 mil indenizações por mortes no trânsito no Brasil. As ruas e estradas brasileiras mataram mais que a guerra na Síria, que deixou mais de 360 mil mortes desde 2011. Ainda conforme o estudo, houve queda de 50% nas mortes causadas por automóveis e teve aumento de 12% nos óbitos envolvendo motocicletas.

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Para mostrar a população os perigos do trânsito, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santos Dumont realizou ontem (24), uma ação na Praça Alfredo Leite. Manequins simulavam um velório onde a pessoa morreu após um acidente de trânsito. Ao lado, um manequim infantil estava coberto por um tecido. A criança foi atropelada enquanto andava de bicicleta e morreu.

A coordenadora da UBS Débora Correa Duarte diz que o objetivo da ação é impactar as pessoas e conscientizá-las que é preciso atenção total ao dirigir ou andar pelas ruas:

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Débora Correa Duarte
deboracorreaacaosd1

Quem passava pela praça se assustava com os manequins e parou pra repensar como estas suas atitudes no trânsito:

Débora Correa Duarte
deboracorreaacaosd2

Equipe do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) de Pará de Minas também esteve presente na ação e ajudou na conscientização de quem passava pelo local. As guarnições atendem diariamente vários acidentes de trânsito em Pará de Minas, especialmente envolvendo motocicletas.

De acordo com dados apurados pelo Corpo de Bombeiros de Pará de Minas e repassados ao Portal GRNEWS, de janeiro a julho deste ano foram 181 acidentes atendidos pelas equipes na cidade e destes, 143 envolveram motocicletas.

Na avaliação do soldado Leandro Santos Morato a causa destes acidentes, em sua maioria, é a imprudência:


Leandro Santos Morato
leandromoratoacaosd1

A ação coordenada pelos servidores da UBS do bairro Santos Dumont foi realizada durante toda a manhã de terça-feira (24). Além de conversar com motoristas e pedestres, foram entregues folders com algumas dicas de segurança no trânsito.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!