Governo abre mais de 1,7 mil vagas para médicos especialistas no SUS

O Ministério da Saúde anunciou ontem 24 de julho, a abertura de edital para selecionar médicos especialistas que vão atuar na rede pública por meio do programa Agora Tem Especialistas. A medida busca enfrentar a escassez de profissionais na Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões com carência histórica de atendimentos.

A iniciativa prevê mais de 1,7 mil vagas, sendo 635 com início imediato previsto para setembro, nos estados e municípios já participantes. As demais oportunidades vão compor um cadastro de reserva. As inscrições serão abertas no dia 28 de julho, por meio da plataforma da Universidade Aberta do SUS.

Formação prática com bolsa de R$ 10 mil
Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação no valor aproximado de R$ 10 mil. Para se inscrever, é necessário comprovar título de especialista reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou pela Associação Médica Brasileira (AMB). O objetivo é proporcionar aperfeiçoamento prático em unidades de saúde, aliando conhecimento técnico ao atendimento direto à população.

Capacitação e atuação em hospitais públicos
O programa prevê a atuação dos profissionais em hospitais e policlínicas do SUS. Eles também participarão de atividades de aprimoramento profissional, com carga de 16 horas semanais de prática assistencial e outras quatro horas destinadas a mentoria, aulas e imersões presenciais em centros de referência.

O curso tem duração de um ano e será ofertado por instituições vinculadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Propadi-SUS) e à Rede Ebserh. As especialidades prioritárias incluem oncologia, ginecologia e atenção a pessoas com deficiência.

Mais oportunidades para outras categorias da saúde
Além dos médicos, o Ministério da Saúde também planeja ampliar o número de residências para outras áreas da saúde. A previsão é ofertar mil novas bolsas para profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, fortalecendo ainda mais a capacidade de atendimento do SUS. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!