Dia D de Combate à Dengue apresentará evolução do Aedes aegypti e exposição de trabalhos no Centro
Como o Portal GRNEWS antecipou, o mais recente levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que Pará de Minas registrou 149 casos de Dengue em 2021, fazendo com que a cidade fique entre as três do Centro-Oeste mineiro com maior número de casos da doença.
O município também realizou em novembro o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e o índice se mostrou preocupante. O Ministério da Saúde preconiza, como índice satisfatório, até 0,9% de infestação. Entre 1 e 3,9% a situação é de alerta, e superior a 4% há risco de surto. Infelizmente, Pará de Minas teve índice de 3,3%.
Diante disto, várias ações tem sido realizadas para que Pará de Minas não tenha um novo surto da doença.
Para conscientizar ainda mais as pessoas, o Setor de Combate a Endemias realizará uma ação especial nesta semana na área central da cidade, como contou ao Portal GRNEWS o agente de Endemias, Rogério Francisco Marinho:
Rogério Francisco Marinho
rogeriofmacaoppjpc1
O agente destaca ainda que é importante conhecer o Aedes aegypti pois nem todo pernilongo é o mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus:
Rogério Francisco Marinho
rogeriofmacaoppjpc2
A ação acontecerá na sexta-feira, 26 de novembro, de 8 às 16 horas, na Praça Padre José Pereira Coelho, Centro de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.