LIRAa confirma 3,3% de infestação e coloca Pará de Minas em situação de alerta para Dengue

Como o Portal GRNEWS antecipou, durante uma semana os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizaram o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Imóveis foram selecionados através de um programa, visitados e após a vistoria, foi analisada como anda a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus em todos os bairros da cidade.

São feitos em média quatro levantamentos por ano, e o realizado no final de outubro foi o último de 2021, servindo como parâmetro para as próximas ações do Setor de Combate a Endemias.

O Ministério da Saúde preconiza, como índice satisfatório, até 0,9% de infestação. Entre 1 e 3,9% a situação é de alerta e superior a 4% há risco de surto. Infelizmente, Pará de Minas teve índice de 3,3%, como informou ao Portal GRNEWS o gerente de Combate a Endemias, Adailton Antônio Moreira:


Adailton Antônio Moreira

adailtonamliraa20211

O bairro Nossa Senhora Auxiliadora, na região do Dom Bosco, e a Vila Raquel, que antes nem tinham infestações do mosquito, foram os que apresentaram maior índice no LIRAa.

Com os resultados, novas ações são planejadas para evitar uma epidemia de Dengue no próximo ano:

Adailton Antônio Moreira
adailtonamliraa20212

Entre as ações a serem realizadas estão campanhas de conscientização da população, mutirões de limpeza e a manutenção das armadilhas, que tem ajudado o Setor de Combate a Endemias a detectar infestações do mosquito antes mesmo de realizar o LIRAa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!