Flexibilização para funcionamento de bares continua dando o que falar e paraminenses se manifestam

Mesmo em meio à pandemia, enquanto muitas cidades fecharam até mesmo o comércio não essencial para evitar a propagação do novo coronavírus, Pará de Minas segue com quase tudo aberto, desde que as empresas sigam as recomendações de um decreto municipal.

O Município anunciou em 21 de junho que cumpriu ordem judicial e aderiu ao plano Minas Consciente do governo de Minas Gerais. Porém, no dia seguinte se reuniu com o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 foi informado da adesão que a cidade não estava cumprindo o que determina o plano estadual de retomada da economia. Isso porque Pará de Minas está incluído na região Oeste e como tal está na Onda Verde. Nesta fase só podem funcionar serviços essenciais. Mas na cidade está praticamente tudo funcionando normalmente e adesão ficou só no anúncio. No dia 29 de julho, a prefeitura analisará as possíveis mudanças ou não que podem ocorrer no plano para então se adequar.

Bares por exemplo permanecem abertos e para evitar aglomeração e outros descumprimentos, uma fiscalização rigorosa teve início e de sexta-feira a domingo, fiscais da Prefeitura de Pará de Minas e militares da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar visitam os bares e fazem a vistoria. Neste momento eles analisam número de pessoas no estabelecimento, distanciamento entre as mesas, uso de máscara e álcool em gel, além de outras medidas exigidas.

O Portal GRNEWS adiantou que somente no último fim de semana, 10 bares foram multados e oito notificados, a maioria por superlotação, falta de distanciamento entre as mesas e funcionamento fora do horário permitido.

Após a publicação da reportagem, foram várias manifestações recebidas pelo Portal GRNEWS. A maioria está indignada com o funcionamento destes estabelecimentos durante a pandemia, em que muitos países, para evitar piorar a situação, decidiram fechar tudo e aguardar algumas semanas.

Uma leitora disse que não só em bares, mas também no comércio, lotéricas e bancos, as pessoas andam sem máscara ou as usam no queixo. Para ela, estas também deveriam ser autuadas e multadas. Além disso, pediu por mais fiscalização e controle rigoroso por parte das autoridades, ou a “Prefeitura vai esperar a situação se agravar mais para tomar essas providências?”.

Outro leitor quer saber se “Covid só se pega em bar… Mas não em ônibus lotado, lotéricas cheias, bancos abarrotados, supermercados…”. Disse ainda que muitos pais de família dependem dos bares para sobreviver e que tem muita gente passando fome, mas pedem para que todos fiquem em casa. E perguntou ainda “se a prefeitura vai multar a mamãe Turi”.

Outros são a favor do fechamento destes estabelecimentos, ao menos por enquanto. “Eu acho que deveriam ter sido fechados, perder o alvará pq quando doer no bolso deles aprendem.. agora multar, eles pagam a multa e voltam a funcionar desrespeitando as regras novamente. Tinha que ter sido fechado isso sim. Pq uns bares andam certinho e outros não…”. Enquanto outros defendem que quem descumpre as regras perca o alvará.

Como opinião cada um tem a sua, nunca se entrará em um consenso que agradará todo mundo, mas em meio a uma pandemia, o que se espera é respeito pela vida alheia e ao menos que todos, não só os bares, respeitem as regras. Caso você veja algum estabelecimento em desacordo com o que preconiza as autoridades, as denúncias podem ser feitas no 0800 940 940 2.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!