Cresce número de ligações para o SAMU; 216 eram pacientes com suspeita do novo coronavírus
Desde o dia 18 de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Oeste) tem recebido ligações de toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais de possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19). Os atendentes ajudam com informações e quando necessário, enviam ambulâncias para socorrer estes pacientes.
De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, até agora são 216 ocorrências, sendo que 105 foram orientações médicas, 55 informações passadas pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), seis transferências e 50 urgências. A maioria dos registros foi em Divinópolis, Itaúna e Pará de Minas.
Destes casos considerados urgentes, houve deslocamento de uma ambulância e em 43 deles a vítima foi encaminhada a um Pronto Atendimento Municipal. Outros sete casos foram orientados e liberados em casa.
Do total de atendidos, 83 são homens e a maioria com idade acima dos 60 anos. Outras 133 ocorrências foram para mulheres e a maioria, também, com idade acima de 60 anos. No domingo (22) foi o pico das ligações.
O secretário executivo do CISURG-Oeste e coordenador do SAMU no Centro-Oeste mineiro, José Márcio Zanardi, explica a quantidade de atendimentos realizados na última semana e pede que a população colabore, ficando em casa, para evitar a disseminação do vírus:
José Márcio Zanardi
josemarciocoronav1
Segundo o SAMU, todas as equipes estão devidamente orientadas e utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) quando há necessidade que uma ambulância realize os atendimentos às vítimas com suspeita do COVID-19.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.