Vereador apresenta série de questionamentos sobre a gestão municipal cobrando melhorias na saúde e limpeza nas ruas de Pará de Minas

O vereador Vinícius Alves de Menezes (Republicanos) utilizou a tribuna livre durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas, realizada no dia 18 de fevereiro, para apresentar uma série de questionamentos sobre a gestão municipal, com foco na saúde pública e na manutenção urbana. O parlamentar destacou dificuldades no acesso a informações sobre atendimentos médicos e irregularidades na administração dos serviços de saúde.

Entre os pontos levantados, Vinícius Alves de Menezes ressaltou a diferença entre a quantidade de consultas registradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aquelas realizadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Segundo ele, há um “vácuo” de aproximadamente 600 atendimentos mensais que não foram devidamente explicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, o vereador abordou a questão do Transporte Fora do Domicílio (TFD), serviço essencial para pacientes do SUS que necessitam de atendimento em outras cidades. Ele questionou se o transporte está sendo garantido apenas para pacientes do sistema público, enquanto aqueles que possuem planos de saúde, como Unimed e IPSEMG, não são contemplados. Vinícius Alves de Menezes destacou que a recomendação da Secretaria de Saúde é que essas pessoas procurem a Assistência Social, o que ele considera uma solução ineficaz, já que o setor dispõe de menos recursos:

Vinícius Alves de Menezes

Vm
P

Dívida milionária e falta de pagamento preocupam
Outro problema apontado foi a dívida acumulada pela Prefeitura de Pará de Minas com o Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), que chega a R$ 11 milhões. Segundo Vinícius Alves de Menezes, a atual administração está enfrentando dificuldades para manter os pagamentos em dia, resultado da grande quantidade de contratações de serviços e produtos sem a devida cobertura financeira.


Problemas na estrutura de atendimento e falta de profissionais
Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) em várias áreas da cidade, o que impede que moradores de algumas regiões tenham acesso a esse serviço essencial. Vinícius Alves de Menezes sugeriu a realização de concursos públicos ou processos seletivos para suprir essa demanda.

O parlamentar também denunciou que, quando médicos entram de férias, não há substitutos para garantir os atendimentos nos postos de saúde, prejudicando a população que depende do SUS.

Além disso, ele cobrou a reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) do CAIC, que funciona em uma estrutura inadequada e, segundo ele, sofre com um “jogo de empurra” já que a Saúde diz que o prédio é da Educação, que por sua vez não tem recursos para as obras no posto de saúde:

Vinícius Alves de Menezes

Vm
P

Falta de capina e manutenção urbana é alvo de críticas
Além dos problemas na área da saúde, Vinícius Alves de Menezes chamou a atenção para a falta de manutenção e capina nas ruas da cidade. Ele afirmou que o número reduzido de funcionários encarregados do serviço — apenas 25 homens para toda a cidade — é insuficiente para atender à demanda da população de mais de 102 mil habitantes.

O vereador apresentou um documento da Prefeitura que mostra quais bairros seriam atendidos na primeira etapa do serviço de capina, deixando outros sem previsão de manutenção. Ele cobrou que a administração municipal terceirize o serviço, citando como exemplo a cidade de Pequi, que tem uma população muito menor e conta com quase o mesmo número de funcionários para a capina:

Vinícius Alves de Menezes

Vm
P

Cobrança por soluções urgentes
Ao final do pronunciamento, Vinícius Alves de Menezes reforçou que continuará fiscalizando e cobrando melhorias na saúde e na manutenção urbana de Pará de Minas. Ele destacou a importância de maior transparência por parte da administração municipal e defendeu que a população precisa ser ouvida e atendida com mais eficiência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!