Novo decreto autoriza retomada de eventos em Pará de Minas; escolas só voltam quando Estado assumir responsabilidade

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 se reuniu na manhã desta sexta-feira, 23 de outubro, para definir como se dará o enquadramento na Onda Verde, divulgada pelo governo estadual nesta semana como mostrou o Portal GRNEWS.

O procurador-geral do Município Hernando Fernandes apresentou aos membros do Comitê os assuntos que deveriam ser debatidos. O retorno das aulas nas redes estadual, municipal e particular não acontecerá mesmo com o Município sendo enquadrado na Onda Verde. É que Pará de Minas aguardará um posicionamento do Governo de MG para esta retomada, já que o Estado jogou a responsabilidade para os municípios, que não tem ideia da situação das escolas no que diz respeito ao enfrentamento e se conseguirão seguir o protocolo recomendado.


Os membros debateram ainda alguns pedidos enviados por setores que ainda não retomaram as atividades ou que querem mais flexibilização.

O encontro durou cerca de uma hora e terminou com a redação do Decreto nº 11.308/2020. Entre as principais mudanças a flexibilização para realização de eventos, que podem ter 30% de sua capacidade máxima, como contou ao Portal GRNEWS Hernando Fernandes da Silva:

Hernando Fernandes da Silva
hernanfernan113081


A mudança animou os produtores e promotores de eventos em Pará de Minas, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. O decreto publicado nesta sexta-feira é valido até o dia 4 de novembro, mas o Município pode regredir para as ondas Amarela ou Vermelha a qualquer momento. O Estado monitora semanalmente a incidência de casos e leitos disponíveis pelo SUS e o resultado define em qual onda cada micro ou macrorregião é enquadrada pelos próximos dias:

Hernando Fernandes da Silva
hernanfernan113082

Além dos setores autorizados a funcionar nas ondas Vermelha e Amarela, podem funcionar na Verde, cinemas, bibliotecas, museus, arquivos; parques, zoológicos e jardins; atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo; feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê; parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca; bares com entretenimento como shows e espetáculos; e serviços de colocação de piercings e tatuagens.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!