Produtores podem se inscrever no concurso de cachaças mineiras até 25 de julho
Produtores de cachaça de alambique e aguardentes de cana de Minas Gerais têm até o dia 25 de julho para garantir sua participação no 2º Concurso de Avaliação da Qualidade. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Emater-MG, busca reconhecer e valorizar a excelência das bebidas produzidas no estado.
Como se inscrever e participar
Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar o escritório da Emater-MG mais próximo de seu empreendimento. O concurso é destinado a produtores, sejam atacadistas ou engarrafadores, e/ou padronizadores/engarrafadores com estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e localizados em território mineiro.
A inscrição é gratuita, porém as despesas de envio das amostras são de responsabilidade dos participantes. Lucas Rocha Carneiro, assessor técnico do Departamento Técnico da Emater-MG e membro da comissão organizadora, explica que o processo de inscrição ocorre em duas etapas: “O produtor preenche o formulário no escritório da Emater-MG e, após a confirmação da pré-inscrição, é necessário enviar a documentação e as amostras”.
A entrega das amostras deve ser feita até o dia 8 de agosto na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte. Caso o município do produtor não possua um escritório da Emater-MG, é possível entrar em contato pelo telefone (31) 3349-8120 para obter informações sobre o ponto de atendimento mais próximo. O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site da Emater-MG.
Categorias e limite de inscrições
Os participantes poderão inscrever até duas bebidas, escolhendo entre as diversas categorias disponíveis. Para as cachaças, as opções são: Alambique, Alambique Armazenada, Alambique Envelhecida, e Alambique Envelhecida e Premium + Extrapremium. Já para as aguardentes, as categorias incluem: Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, e Aguardente de Cana Envelhecida Premium + Extrapremium.
O número total de inscrições no concurso é limitado a 270 bebidas. A final da premiação está prevista para o mês de novembro. Com informações da Agência Minas


