Mais de 50% dos bovinos e bubalinos da região de Pará de Minas estão vacinados contra a Febre Aftosa

Desde 1º de maio criadores de bovinos e bubalinos em Minas Gerais devem vacinar seu rebanho contra a Febre Aftosa. A doença infecciosa causa febre e as chamadas aftas na boca e pés de animais com o casco ferido. Causada por um vírus, a doença é de transmissibilidade fácil e rápida, daí a necessidade de campanhas de vacinação e claro, conscientização.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável por fiscalizar a vacinação e também receber a declaração que o rebanho foi imunizado. A campanha vai até o dia 31 de maio, mas o produtor tem até 10 de junho para comprovar que os bovinos e bubalinos, de todas as idades, estão vacinados.

Na região onde o escritório seccional do IMA de Pará de Minas atende, são 126.979 bovinos a serem vacinados e até agora 49,18% deles, ou seja, 62.249 receberam a vacina. Ao todo são 599 propriedades.

Quanto aos bubalinos, existem 3.656 animais distribuídos em 25 propriedades na região. Até agora 2.077 receberam a vacina, ou seja, 56,81% do rebanho.

Ao Portal GRNEWS o chefe do escritório Lucas Silva Jardim destaca que o balanço parcial da campanha é positivo:


Lucas Silva Jardim

lucassjfeaft120211

O Brasil é livre da Febre Aftosa com vacinação. O intuito é que em poucos anos manter o status, mas sem vacinar o rebanho, por isso, é importante que os criadores participem da campanha:

Lucas Silva Jardim
lucassjfeaft120212

O criador tem até o dia 31 de maio para vacinar o rebanho e até o dia 10 de junho para declarar ao IMA que os bovinos e bubalinos estão imunizados contra a Febre Aftosa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!