Saúde muda sistema, mas paraminenses continuam sofrendo para marcar consultas pelo SUS


Os protestos feitos por paraminenses que necessitam marcar consultas através do Sistema Único de Saúde (SUS) são antigos. Os usuários reclamam do atendimento demorado, das longas filas, do agendamento para consultar em um prazo distante e até dos banheiros da Policlínica que muitas vezes não funcionam. Sobre este último caso, a Secretaria Municipal de Saúde disse que se pronunciará posteriormente.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os motivos de reclamações sobre a marcação de consultas são muitos e variados. Na semana passada as queixas se intensificaram devido à suspensão do serviço.
Muitas pessoas saíram de regiões distantes de Pará de Minas, se deslocaram até a Policlínica em busca de agendamento para receber atendimento médico. Mas quando chegaram ao local foram avisadas que o sistema estava sendo trocado. Sem alternativas, essas pessoas tiveram que voltar para suas casas revoltadas com o descaso.

Os reclamantes argumentaram que por se tratar de um serviço essencial para a população, faltou comunicação por parte da Secretaria Municipal de Saúde que deveria ter avisado os paraminenses com antecedência. Para estes, faltou respeito. Outros disseram que o avanço tecnológico poderia facilitar a implantação gradual do novo sistema, sem a necessidade da suspensão abrupta e sem aviso prévio da marcação das consultas. As queixas são muitas.

Na tarde desta terça-feira, 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas se manifestou oficialmente e de maneira tardia, que na semana passada interrompeu totalmente a agenda de marcação de consultas para os pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento foi suspenso temporariamente porque um novo sistema informatizado está sendo implantado em toda a rede de saúde pública do município. O objetivo é criar um moderno banco de dados com informações interligadas dos usuários.

Na segunda-feira, 22 de maio, o novo sistema começou a ser utilizado para a marcação de consultas. Porém, quem procurou o local ficou indignado com mais uma ação caracterizada como descaso.

Disseram que ao chegarem ao guichê para agendar a consulta, muitos foram informados que o Cartão Saúde na Mão, lançado pela gestão passada, não seria mais aceito. Para complicar ainda mais situação, foram informados da obrigatoriedade de fazer um novo cadastro, devido ao sistema implantado nos últimos dias. Para concretizar esse procedimento estão sendo cobrados diversos documentos e muitas pessoas, desavisadas, tiveram que voltar para suas casas, mais uma vez, indignadas com tamanho sofrimento para marcar uma simples consulta médica pelo SUS, neste momento.

Durante o anúncio feito na tarde desta terça-feira, dia 23 de maio, o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, confirmou o retorno das marcações de consultas. Disse ter aumentado provisoriamente o número de atendentes para efetuar o agendamento de consultas, com base nas regras do novo sistema:

Paulo Duarte
consultaspauloduarte1

O secretário também falou que todas as providências estão sendo tomadas para que esses atendimentos pelo SUS não sejam comprometidos:

Paulo Duarte
consultaspauloduarte2


Paulo Duarte ressaltou que devido à troca do sistema, os pacientes do SUS deverão passar por novo recadastramento. Por isso é preciso levar documentos pessoais como Identidade, CPF e comprovante de endereço:

Paulo Duarte
consultaspauloduarte3

A meta da gestão pública é manter um sistema integrado com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), laboratório e o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira. A secretaria também pretende implantar o prontuário eletrônico utilizando o novo sistema:

Paulo Duarte
consultaspauloduarte4

Sobre o cartão Saúde Na Mão, lançado na gestão do ex-prefeito Antônio Julio de Faria, o secretário informa que ele não tem mais validade em Pará de Minas. O documento oficial de atendimento será o cartão do SUS:

Paulo Duarte
consultaspauloduarte5

Para ter acesso às consultas médicas com especialistas o paciente precisa procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, passar por uma consulta com o clínico geral, que fornecerá o devido encaminhamento.

A marcação de consultas para as especialidades médicas disponíveis na rede de saúde publica de Pará de Minas deverá ser realizada na Policlínica, localizada na praça Galba Veloso, na região central. O procedimento é o mesmo para os encaminhamentos de urgência do Pronto Atendimento Municipal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!