O Rei Negro do Picadeiro: nos 150 anos de nascimento, Benjamim de Oliveira será homenageado na Sapucaí

Ele nasceu Benjamin Chaves em 1871, mas ficou conhecido anos mais tarde como Benjamim de Oliveira. O paraminense é o primeiro palhaço negro do Brasil e 150 anos após seu nascimento, será finalmente homenageado em nível internacional.

O Carnaval do Brasil é famoso no mundo inteiro e a escola de samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, fará uma homenagem a Benjamim, que foi um artista completo. Ele alegrava as pessoas no circo, foi ator, escritor, compositor, cantor, dançarino.

A Acadêmicos do Salgueiro baseou todo o desfile na história de Benjamim de Oliveira. Nas alas, divididas por temas, virão pessoas fantasiadas de cavalinhos, atirador de facas, violoncelo e representando Peri, onde Benjamim protagonizou o papel principal da peça O Guarani, tendo sido a primeira filmagem de um filme de romance na época.

O samba enredo da Salgueiro é inspirador. Composto por Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino, fala do negro, escravidão, picadeiro e nobreza.

Em um trecho diz que “Mas se todo show tem que continuar, bravo! Há esperança entre sinais e trampolins. E a certeza que milhões de Benjamins estão no palco, sob as luzes da ribalta. Salta menino! A luta me fez majestade, na pele, o tom da coragem. Pro que está por vir… Sorrir e resistir!”

Benjamim é também tema de uma exposição no Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam), onde a gerente Ana Maria Campos está empolgada com a homenagem ao paraminense ilustre. Ela disse ao Portal GRNEWS que agora ele ficará conhecido em todo o mundo:

Ana Maria Campos
anamariacamposbenjol1


Para montar a exposição, espalhadas por várias salas do museu, foi necessária pesquisa intensa e muita dedicação. Em cada canto fotografias pouco conhecidas do primeiro palhaço negro do Brasil. Há ainda a cronologia da história de Benjamim, com imagens da família e amigos artistas:

Ana Maria Campos
anamariacamposbenjol2


Ana Maria destaca que o paraminense foi um artista completo e que não ficava quieto, queria sempre aprender algo novo e ser diferente do que as pessoas estavam acostumadas:

Ana Maria Campos
anamariacamposbenjol3

A exposição no Muspam fica até junho. Para visitar basta ir até o Museu localizado na Rua Manoel Batista, Centro de Pará de Minas.

A Acadêmicos da Salgueiro homenageia Benjamim de Oliveira na segunda-feira, 24 de fevereiro. Será a segunda escola a desfilar, com início previsto para 23h30.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!