Chuva: revitalização acumula mais água de um lado da Presidente Vargas e transforma Torquato de Almeida em piscinão

A manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro, começou com muita chuva fina em toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. Por volta das nove horas um temporal caiu em Pará de Minas e fez estragos. Durante a chuva, que durou cerca de duas horas, o Portal GRNEWS recebeu centenas de fotos e vídeos de como a cidade estava.

Reprodução/Redes Sociais

Ruas inundadas, bueiros entupidos, lixo e entulhos boiando em meio às águas. Um verdadeiro caos para moradores que não estão tão acostumados com este volume expressivo de chuva.


Mais uma vez a avenida Presidente Vargas ficou alagada. Muitos questionam se o melhor a ser feito seria a drenagem pluvial da via ao invés da revitalização que está sendo executada. Fato é que a obra está em suas etapas finais e os problemas continuam.


A rotatória que está sendo construída em frente à Matriz de São Francisco ficou cheia d’água e mais um acidente foi registrado no local. Um veículo caiu em uma das valas nesta manhã.

Reprodução/Redes Sociais

Reclamantes apontam que após o fechamento dos retornos ao longo da via, o sentido Bairro/Centro, fica completamente alagado a cada temporal, enquanto no sentido Centro/Bairro não acumula água. Hoje, veículos tiveram que parar e esperar a água escoar para seguir o trajeto ou desviar pelo bairro Dona Tunica.


A rede de Supermercado Panelão tem uma loja localizada na avenida, justamente no sentido Bairro/Centro. O sócio proprietário Daniel Peixoto disse ao Portal GRNEWS que a água da chuva ainda não entrou no estabelecimento, porém, veículos que passam na via jogam a água dentro do estabelecimento que fica todo sujo de lama e lixo. Ele espera providências antes que o pior aconteça:


Daniel Peixoto
danielpeixotochuvaquinta1

Reprodução/Redes Sociais

Na agência de veículos Macarrão Automóveis, também localizada no sentido Bairro/Centro da Presidente Vargas, a água entrou com toda a força e os carros foram retirados rapidamente para evitar estragos.

Reprodução/Redes Sociais

O gerente Sérgio Paulino acredita que não há culpados para as inundações pela cidade, mas a população precisa se conscientizar da sujeira nas ruas:


Sérgio Paulino
sergiopaulinochuvaquinta1

Reprodução/Redes Sociais

Na região central de Pará de Minas os problemas se repetiram, com a água entrando em lojas da rua Benedito Valadares. Pessoas ficaram ilhadas dentro das empresas por vários minutos. Um supermercado ameaçou fechar as portas devido ao risco de a água entrar e molhar as mercadorias.


Também na avenida Presidente Vargas após a chuva foi possível constatar que as placas de grama que vinham sendo colocadas no canteiro central da via desde a semana passada, foram arrancadas pelas águas das chuvas que alagaram a via mais uma vez.


Muitos lembraram que desde a ocasião do início das obras de revitalização da avenida, o serviço autorizado pelo prefeito Elias Diniz (PSD) vem sendo questionado. Críticos da obra argumentam que a novela se repetirá a cada chuva com danos na avenida, e também para quem trabalha ou reside nos locais onde os alagamentos são frequentes. Basta chover um pouco mais para que a pista fique completamente alagada e invadindo imóveis.


Recentemente o prefeito Elias Diniz disse ao Portal GRNEWS que pretende realizar, após o período chuvoso, a obra de drenagem pluvial na avenida Presidente Vargas. Mas por enquanto, tudo está no campo da promessa e não há qualquer previsão de data para que a obra comece.


A praça Torquato de Almeida se transformou mais uma vez em um verdadeiro piscinão. A água chegou até a guarita de ônibus localizada no Camelódromo. Quem aguardava o transporte coletivo teve que levantar os pés para não molhar.

Reprodução/Redes Sociais

A situação piora, segundo o comerciante Sílvio Rodrigues, com os ônibus e carros que passam em alta velocidade durante as chuvas:


Sílvio Rodrigues
silviorodrigueschuvaquinta1


Durante a chuva a reportagem do Portal GRNEWS saiu às ruas e presenciou os estragos causados pelo grande volume de água. Placas de trânsito foram arrancadas por causa das fortes enxurradas.


Mesmo após a chuva foi possível ver a força da água. O Ribeirão Paciência aumentou consideravelmente de volume e levava o que estava em sua frente.


A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu na terça-feira (21) um alerta de chuva intensa para a cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana nos próximos dias. Pela proximidade com a capital, Pará de Minas também acendeu o alerta e é esperado um grande volume de chuva para a quinta (23) e sexta-feira (24).


Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram uma expectativa superior a 100mm de água. Por isso, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, emitiu nota pedindo à  população que evite sair de casa na hora da chuva, evite áreas de alagamento, que não coloque lixo nas calçadas para evitar o entupimento de bueiros, e também para que todos fiquem atentos às áreas de risco.

Vídeos/Reprodução/Redes Sociais

Reprodução/Redes Sociais

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!