Pará de Minas vai mapear curso d’água do Ribeirão Paciência e contratará empresa para análises frequentes na água

O Portal GRNEWS apurou que a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, pretende contratar uma empresa que fará coleta e análise de água e análise do efluente industrial para monitoramento da qualidade de água do Ribeirão Paciência e seus afluentes.

Para isso, abriu uma licitação onde pretende investir até R$ 114.417,88 para a contratação do serviço.

De acordo com o Município, a contratação do serviço é para caracterizar a qualidade água em diversos pontos do ribeirão, com intuito de viabilizar a implantação do projeto de recuperação ambiental do Paciência e afluentes. Este projeto vai mapear o entorno dos cursos hídricos identificando alterações ambientais e paisagísticas causadas por lançamentos, influências da urbanização e de atividades produtivas.

Ainda de acordo o Município, nunca foi feito no ribeirão uma análise como esta, que mapeará o principal curso d’água de Pará de Minas e seu abastecimento. O serviço também permitirá ter um banco de dados para subsidiar estudos que identificarão as principais fontes de poluição hídrica.

A coleta deverá ser feita mensalmente, com levantamento de dados em curto período de tempo, para comparação e verificação de alterações entre períodos de chuva e escassez hídrica.

No estudo serão analisados o pH da água, turbidez, nitrogênio amoniacal, fósforo total, oxigênio dissolvido, entre outros. O Município já definiu os 38 pontos de coleta para este monitoramento da água. Já a análise de efluente industrial, bruto e tratado, será feita em 10 pontos, também definidos. Após a coleta a empresa vencedora terá 10 dias para enviar ao município o resultado da análise.

O Pregão Eletrônico, que definirá a empresa responsável por este serviço será no dia 9 de dezembro às 14 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!