Pesquisa é a grande arma do consumidor para conseguir melhores preços nas compras de fim de ano
No fim de cada ano milhões de consumidores aproveitam o décimo-terceiro salário para comprar presentes para familiares e amigos, além de preparar a ceia de comemoração das festividades de Natal e Ano Novo.
Porém, os lojistas já esperam um grande movimento antecipadamente por causa da chamada Black Friday. Este ano a campanha de descontos em produtos e serviços está prevista para esta sexta, 23 de novembro.
Mas já tem empresas anunciando descontos e antecipando a promoção para atrair a clientela. Muitas ofertas prometem vender alguns itens dos estoques até 50% mais barato. Entretanto, é preciso que os consumidores tenham cautela.
Uma ferramenta importante que todos os clientes devem usar é a pesquisa de preços. Atualmente as lojas virtuais disponibilizam milhares de produtos e facilidades de pagamento. Na internet a pesquisa é rápida e fácil.
Gastar alguns minutos comparando os preços faz toda a diferença na hora de fechar a compra. Alguns consumidores chegam a ficar espantados com a variação dos preços, resultando em economias significativas.
Segundo o economista Eduardo de Almeida Leite, a inflação mais baixa ajuda as famílias a terem mais consciência sobre os reais valores dos bens de consumo, especialmente os itens básicos. O problema é perceber isso nos produtos que não são comprados com frequência:
Eduardo de Almeida Leite
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O comércio eletrônico vem crescendo em todo o mundo e no Brasil essa realidade também acontece de forma mais gradativa. Uma prova de que os consumidores estão pesquisando e optando pelas mercadorias mais baratas:
Eduardo de Almeida Leite
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A recomendação é optar por compras à vista e com desconto. No caso dos parcelamentos a fatura do cartão deve ser paga integralmente para evitar juros do crédito rotativo que são muito altos.
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