Romeu Zema visita empresas em Papagaios e Maravilhas que receberam o Certifica Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Reforçando o compromisso de valorizar e explorar as potencialidades dos produtos mineiros, o governador Romeu Zema visitou a Granja Pindorama, em Papagaios, e o Frigorífico Fredini Alimentos, em Maravilhas, ambas na região Central do estado. As empresas receberam o selo do programa Certifica Minas, concedidos pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que garante aos consumidores a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do sistema de produção.

A Granja Pindorama conquistou o selo Certifica Minas Frango Caipira, que atesta, entre outras características, que as aves foram criadas soltas, com alimentação vegetal e não forçada, se preocupando com o bem-estar animal e de acordo com as leis trabalhistas e ambientais. Esta é a segunda granja do país a receber o certificado.

Já o Frigorífico Fredini recebeu o selo Certifica Minas Cadeia de Custódia, que garante que distribuidores e processadores tenham rastreabilidade nas suas ações, não misturando produtos certificados com outros convencionais. Esta separação assegura a inocuidade e as características inerentes do produto certificado.

“Estas empresas produzem algo que nós queremos fazer em Minas: um produto diferenciado. Queremos ser reconhecidos pela qualidade. O estado está cada vez mais caminhando nesse sentido, valorizando cafés especiais, queijo artesanal e, neste caso, o frango caipira, que acabou perdendo espaço nas últimas décadas para o frango industrial, de granja, que está longe de ter o mesmo sabor e valor”, afirmou o governador Romeu Zema, que conheceu de perto todo o processo, desde a criação até o abate das aves.

Desenvolvimento e valorização
Zema ressaltou a importância do programa, que irá garantir mais desenvolvimento e geração de empregos.

“O IMA fez um belíssimo trabalho. Hoje, o Estado consegue dar para o produtor rural essa certificação e o consumidor terá a segurança de que o produto foi rastreado, sem contato com hormônios, químicos. As cidades produtoras só têm a ganhar. Isso vai aumentar a quantidade de frangos abatidos, o número de empregos e trazer mais desenvolvimento”, reforçou o governador.

Iracilde Fabel, proprietária da Granja Pindorama e do Frigorífico Fredini, destacou a importância da certificação de um prato tipicamente mineiro.

“O frango caipira é muito bem aceito pelos mineiros. Ele tem uma criação extremamente controlada, uma ração livre de promotores de crescimento, é criado solto e passa por toda uma inspeção determinada pelo IMA para que o produto chegue no consumidor com a melhor qualidade”, afirmou.

Certificado
O Certifica Minas é uma importante ferramenta que o Governo do Estado oferece ao setor produtivo e, consequentemente, para o crescimento da economia mineira. A busca pela qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais de Minas garantiu, apenas neste ano, mais de 1,7 mil certificações em diversos segmentos, entre eles o café, algodão, produtos orgânicos, queijos artesanais, frutas e vegetais sem agrotóxicos.

O deputado federal Domingos Sávio e o deputado estadual Inácio Franco participaram das visitas, além do gerente de Certificações do IMA, Rogério Fernandes, prefeitos, vereadores e lideranças locais.

Fábio Marchetto

Apae
Ainda em Maravilhas, Romeu Zema visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município. O governador doou à instituição, em fevereiro de 2019, R$ 8.956,16 relativos ao seu salário líquido como chefe do Executivo mineiro. O repasse atendeu compromisso firmado durante a campanha de não receber o salário até que todo o funcionalismo público esteja recebendo seus proventos em dia.

Zema conheceu as instalações da unidade, fundada em 1999. A Apae de Maravilhas atende atualmente 52 crianças e jovens com ensino fundamental 1 e conta com o projeto Centro Dia, onde são oferecidos aos usuários cursos de culinária, pintura, dança, música e capoeira, entre outros.

“Assumi o compromisso de reverter meu salário a instituições sociais, principalmente as Apaes, que fazem um trabalho tão sério. Fico muito satisfeito em ajudar”, disse o governador.

Segundo a diretora da Apae de Maravilhas, Geralda Maria Mendes Capanema Tavares, com os recursos, foi possível revitalizar o local, com pintura de toda a instituição e instalação de grades para o fechamento da entrada.

“Agradecemos carinhosamente ao governador por tão nobre atitude em ofertar seu próprio salário para a Apae de Maravilhas, que é uma instituição séria e presta serviços essenciais voltados para a comunidade local e vive de doações. Esse recurso veio em boa hora para nos ajudar a melhorar o nosso atendimento”, afirmou a diretora. Com Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!