CEMIG intensifica combate aos “gatos” de energia elétrica que geram prejuízo anual de R$ 300 milhões


A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) continua trabalhando para conscientizar a todos os consumidores sobre os prejuízos provocados pelas fraudes nos padrões de energia elétrica, os chamados gatos.

Vale lembrar que o furto de energia é considerado crime com base no Código Penal Brasileiro. O infrator responde a processo criminal e fica sujeito ao pagamento de multas, juros e de valores do consumo não registrado.

A cobrança é feita com base na média consumida pela empresa ou residência. A partir dessas informações a CEMIG gera uma fatura e encaminha para o cliente quitar o débito retroativo.

Os padrões com suspeita de fraude são retirados e levados para um moderno laboratório da empresa. O procedimento é agendado para que o consumidor possa acompanhar, caso queira.

A CEMIG registra um prejuízo anual de aproximadamente R$ 300 milhões devido aos furtos de energia, conhecidos popularmente como “gatos”. Porém, esse valor é repassado para as contas dos clientes que pagam em dia.

De acordo com Cléder Melo, gestor de relacionamentos da CEMIG em Pará de Minas, a estatal tem fechado o cerco aos consumidores que fazem gatos na rede para furtar energia elétrica, gerando prejuízos para o sistema:


Cléder Melo
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Os desvios de energia elétrica nos padrões são constatados pelo sistema por meio de uma média de consumo de cada unidade consumidora. Os técnicos visitam o imóvel e verificam qualquer intervenção no equipamento:

Cléder Melo
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Denúncias de fraudes nos padrões de energia elétrica podem ser feitas pelo telefone 116, no aplicativo CEMIG Atende, no site da empresa e presencialmente em uma das agências da concessionária.

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