Redução na dosagem da vacina contra a Febre Aftosa entrará em vigor em 2019
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa nº 11 no dia 22 de janeiro de 2018 autorizando a redução da dose da vacina contra a Febre Aftosa de cinco mililitros para dois mililitros.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Um dos principais objetivos na mudança da vacina será a injeção de menor volume de óleo mineral, com consequente redução de reações locais. Um calendário a ser divulgado informará o período de transição da dosagem da vacina.
Alguns países, como Argentina, Uruguai e Bolívia já adotam essa prática com resultados satisfatórios. Houve uma queda nas reações e na preservação da potência da imunização.
Devido a não ocorrência de focos da doença no Brasil desde 2005, a tendência será de suspensão gradativa da vacinação. Um fator muito positivo e que mostra qualidade do controle sanitário que vem sendo realizado.
De acordo com Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Pará de Minas, a implantação da nova dosagem será contemplada no esquema vacinal do ano que vem. Enquanto isso segue o procedimento normal:
Lucas Silva Jardim
reducaodavacinaaftosalucasjardim1
As autoridades sanitárias querem fazer uma mudança no status do país para que seja declarado como zona livre de Febre Aftosa sem vacinação. O objetivo é atingir essa condição até o ano de 2026:
Lucas Silva Jardim
reducaodavacinaaftosalucasjardim2
A mudança na vacina significará uma redução nas lesões que são provocadas no rebanho. O impacto também será notado nos custos que envolvem a imunização de bovinos e bubalinos nas propriedades:
Lucas Silva Jardim
reducaodavacinaaftosalucasjardim3
A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa durante 2018 seguirá os mesmos moldes dos anos anteriores. A primeira etapa acontecerá em maio e a segunda no mês de novembro.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.