Vereadora cita perda gestacional e propõe retomada de discussão sobre o parto humanizado em Pará de Minas

A Maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é a única de Pará de Minas e também atende parturientes de vários municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Estimativas do próprio HNSC, que completou 140 anos em 20 de janeiro de 2025 (Veja AQUI), indicam que o hospital de Pará de Minas é responsável pelo atendimento de um território com quase 350 mil moradores.
Nas comemorações dos 140 anos, apesar das dificuldades financeiras, por ser uma entidade filantrópica criada há quase um século e meio como hospital de caridade, ficou evidente que a direção está atenta as necessidades do tempo em que vivemos.
Além de destacar conquistas como a ampliação dos leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI), realização de neurocirurgias, cirurgias de coluna, procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em Ortopedia, outras metas estão no radar da direção.
Para este ano, o desafio será concluir a construção do centro de hemodinâmica que trará muitos benefícios para a população, e terminar a reforma da maternidade, incluindo a implantação de uma sala exclusiva para o parto humanizado, visando acolher as gestantes com mais conforto.
Este assunto relacionado as parturientes, também foi discutido durante a primeira reunião ordinária de 2025 e desta legislatura na Câmara Municipal, realizada na terça-feira, 21 de janeiro.
Na oportunidade, a vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano citou o desabafo recente de uma mulher que sofreu uma perda gestacional. Aproveitou para dizer que pretende retomar a discussão desse tema para viabilizar o parto humanizado em Pará de Minas:
Márcia Flávia Marzagão Albano
partohmarcia1
Sobre o mesmo assunto, o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, Leonardo Xavier Assunção e Silva, declarou seu apoio a proposta da vereadora, por ter sido procurado por uma senhora com a mesma queixa. Importante ressaltar, que ainda não tem data para que seja retomada a discussão de projeto sobre parto humanizado em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.