GRNEWS TV: Mielomeningocele impôs grande desafio ao pequeno Lorenzo, antes do nascimento
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, a mãe Micaelle Guimarães falou sobre a busca de recursos para sequência do tratamento do pequeno Lorenzo.
A história do pequeno Lorenzo revela os desafios enfrentados por famílias que convivem com a mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna. Ainda na gestação, foi necessário realizar o parto no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, pois Pará de Minas não possui UTI neonatal. O risco era grande: ao nascer com a lesão aberta, qualquer exposição aumentaria as chances de infecção e complicações graves. A equipe médica já estava preparada para agir assim que ele chegasse ao mundo.
SUS e a evolução no tratamento intrauterino
Hoje, o SUS já oferece a correção intrauterina da mielomeningocele, antes acessível apenas na rede particular. Micaelle Guimarães, mãe de Lourenço, viu outras mães realizarem esse procedimento enquanto ela mesma enfrentava o nascimento do filho, que desenvolveu também hidrocefalia no fim da gestação. Apesar da evolução da medicina, muitas causas da mielo ainda são desconhecidas, e nem sempre estão ligadas à genética ou à falta de ácido fólico.
Sequelas, cuidados e uma rotina de superação
Lorenzo enfrenta as sequelas comuns à condição: paraplegia flácida, intestino neurogênico e a já mencionada hidrocefalia. Apesar disso, segue em tratamento com nove especialidades médicas. Sua história inspira e emociona, mostrando a importância do diagnóstico precoce, da estrutura hospitalar adequada e do amor incondicional. Micaele Guimarães, com fé e coragem, se tornou símbolo de força e esperança para outras mães na mesma caminhada.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.