Prefeitura fiscaliza horário de médicos concursados nas unidades de saúde e nega ameaça de greve no HNSC

Os dois assuntos foram abordados pelo médico e vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) durante reunião na Câmara Municipal de Pará de Minas. Em seu pronunciamento ele diz ter recebido ligações de médicos aprovados no concurso público realizado pela prefeitura de Pará de Minas, realizado no ano de 2018. Os médicos lotados nas unidades básicas de saúde do município de Pará de Minas estariam insatisfeitos com a carga horária semanal de 40 horas que precisam cumprir e também com o salário que recebem.

Ainda de acordo com o parlamentar, a situação financeira no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) também não está boa. Disse em plenário que por pouco não foi deflagrada uma greve devido ao atraso nos salários dos funcionários.

Na tarde desta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Portal GRNEWS recebeu nota solicitada pela reportagem junto à assessoria de comunicação da prefeitura de Pará de Minas. Os esclarecimentos foram feitos pela Secretaria Municipal de Saúde e pela gestão do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que ainda não havia se manifestado sobre os assuntos.

Na nota a prefeitura de Pará de Minas esclarece que Secretaria Municipal de Saúde fiscaliza o cumprimento dos horários dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), admite dificuldade financeira por falta de repasses retidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, mas nega qualquer ameaça de greve no HNSC.

Veja a íntegra da nota.
“A Prefeitura de Pará de Minas esclarece que o concurso público realizado ofertou vagas para médicos especialistas, para cargos de 20 horas semanais, com salários de aproximadamente R$ 2.800,00, e para médicos da família, com carga horária semanal de 40 horas e salário de cerca de R$ 12 mil. Os médicos especialistas atendem na Policlínica, enquanto os da família realizam atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que todas essas condições estavam previstas no edital do concurso público, amplamente divulgado, sendo conhecidas pelos candidatos.  

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que está atenta ao cumprimento das cargas horárias desses profissionais, de forma a assegurar o atendimento à população. Com o objetivo de ampliar o número de consultas, o Município tem aumentado o número de especialistas que atendem na Policlínica.

Quanto à situação financeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição, é necessário informar que a instituição não tem recebido repasses de recursos do Governo do Estado de Minas Gerais, essenciais para o equilíbrio de seu fluxo de caixa. A situação financeira do HNSC também é prejudicada pela falta de repasses de recursos pelo governo estadual ao Município, que é o seu principal comprador de serviços. No último mês, ao invés de realizar o pagamento dos salários dos seus funcionários até o 5º dia útil do mês, como vem fazendo desde a intervenção pelo Município, o Hospital quitou a folha de pagamento no 6º dia útil do mês, portanto, um dia após o previsto, e não houve nenhuma ameaça de greve.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!