Aumentam casos de depressão e ansiedade em crianças; é preciso tratar saúde mental dos mais jovens

Uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia. Os dados são de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Sete mil crianças e adolescentes foram monitoradas durante um ano e mostrou que situações de estresse podem levar ao desenvolvimento ou agravamento de transtornos mentais.

Por isto, os mais novos também precisam cuidar da saúde mental. Neste mês de janeiro, dedicado a este cuidado, é importante parar e analisar seu filho, sobrinho, neto, e ver se ele está apenas mais tímido ou se pode estar sofrendo com alguma situação.

Para saber mais sobre como tratar a saúde mental das crianças, o Portal GRNEWS ouviu a psicóloga e coordenadora do Entrelaços, Camila Maciel de Oliveira, que lida diariamente com todo tipo de caso que chega ao órgão.

Segundo ela, a pandemia aumentou o número de crianças com depressão ou ansiedade e os pais precisam ficar atentos aos sinais para iniciar o tratamento o quanto antes:


Camila Maciel de Oliveira

camilasmcriancas1

A psicóloga explica ainda que nem todo caso precisa de acompanhamento, por isso é feita uma triagem e analisada a necessidade de cada criança:

Camila Maciel de Oliveira
camilasmcriancas2

E como todo tratamento, a família tem papel fundamental para a recuperação da criança e do adolescente:

Camila Maciel de Oliveira
camilasmcriancas3


Para acessar os serviços oferecidos gratuitamente pelo Entrelaços é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro e consultar com o médico. Ele é quem fará o encaminhamento ao órgão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!