Processo Judicial Eletrônico é implantado no Cejusc de Pará de Minas para acelerar a resolução de conflitos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Está em funcionando em Pará de Minas desde o dia 15 de outubro, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), a plataforma do Processo Judicial eletrônico (PJe).

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PJe é a forma de acompanhar o processo pela internet, independente se ele tramita na justiça Federal, dos estados, na justiça Militar ou do Trabalho. Tudo é feito de forma online, trazendo inclusive mais agilidade tanto para o operador do Direito como para o cidadão.

O PJe nos Cejuscs auxiliará na informatização das rotinas de trabalho; redução da utilização de papel; distribuição de procedimentos pré-processuais à distância, feito por Postos de Atendimento Pré-Processual (Papres), Câmaras Privadas, advogados e Defensoria Pública; acompanhamento de dados estatísticos e gerenciais. A plataforma está ainda integrada à Defensoria Pública e ao Ministério Público.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do TJMG, o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Newton Teixeira Carvalho, disse que a utilização do sistema se traduzirá em maior qualidade dos serviços prestados ao cidadão e ao advogado. “Será muito importante também porque poderemos interligar essas comarcas. O objetivo é, posteriormente, expandir a medida para toda Minas Gerais”, destacou.

Como o objetivo do Cejusc é firmar um acordo entre as partes para evitar que o conflito se torne um processo na Justiça, a implantação do PJe no órgão em Pará de Minas vai agilizar todo o processo.

A Comarca de Pará de Minas foi uma das primeiras contempladas do estado, onde o PJe também passa a funcionar em Alto Rio Doce, Barão de Cocais, Barroso, Betim, Caeté, Carmo do Paranaíba, Carmo do Rio Claro, Conceição do Mato Dentro, Contagem, Curvelo, Governador Valadares, Guaxupé, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Janaúba, Jequitinhonha, Juiz de Fora, Malacacheta, Muriaé, Paraguaçu, Patos de Minas, Peçanha, Pirapora, Poços de Caldas, Pratápolis, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Três Pontas, Uberaba e Uberlândia.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Pará de Minas está instalado na Praça Melo Viana, 10, Centro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!