Eduardo Barbosa destaca avanços na luta da pessoa com deficiência e importância da lei de cotas

Nesta terça-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data criada para conscientizar sobre a importância dos meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito ainda existe, mas a inclusão tem avançado nos últimos anos.

Criada em 2005, a data quer mais debates sobre propostas que visam ajudar, dar dignidade e mais autonomia a quem tem algum tipo de deficiência.

Estima-se que no Brasil há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência e desde a criação da data foram feitas mudanças na legislação para ampliar os recursos de acessibilidade e melhorar os serviços oferecidos a estas pessoas.

A data foi debatida durante o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, que recebeu o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB).


Há quase quatro décadas ele luta por esta causa e destacou a importância das políticas públicas em prol destas pessoas com deficiência:

Eduardo Barbosa
edubarpgr2009211

Eduardo Barbosa citou a Lei nº 8.213/1991, também conhecida como Lei de Cotas para Pessoa com Deficiência (PCD). Ela dispõe sobre a contratação de portadores de necessidades especiais nas empresas, reservando legalmente uma quantidade de vagas para estas pessoas dependendo do tamanho da empresa.

Mas segundo o deputado, infelizmente, muitos empresários não dão todo o suporte a estas pessoas como dariam a quem não tem necessidades especiais:

Eduardo Barbosa
edubarpgr2009212

No caso da Lei de Cotas, são obrigadas a contratar pessoas portadoras de deficiência empresas acima de 100 funcionários. Entre 100 e 200, 2% das vagas precisam ser preenchidas por PCD’s; entre 201 e 500 funcionários, 3%; 501 a 100, 4%; e acima de 1001 funcionários, 5%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!