Presépios montados em órgãos públicos encantam os paraminenses e visitantes
Os paraminenses amam presépios e esta paixão se tornou uma tradição na cidade de maioria Católica. Casas, empresas e órgãos públicos tem o costume de montar o presépio que vem em vários formatos, estilos e materiais de peças.
Originalmente, o presépio é composto por figuras de materiais diversos que representam o estábulo de Belém e as cenas relacionadas com o nascimento de Jesus. Ao menos a manjedoura, Maria e José são necessários para um presépio. Tem ainda quem coloque os três reis magos, animais e também outros personagens.
Os presépios mais famosos de Pará de Minas ficam em órgãos públicos e este ano até a Câmara de Vereadores decidiu entrar no clima, com um grande presépio montado na entrada da sede do Legislativo.
Na porta da Prefeitura também foi montado um presépio, que chama atenção pela beleza e delicadeza das peças.
Mas um que deixa qualquer pessoa encantada está dentro da Casa da Cultura, mais precisamente no segundo andar do prédio. O Belém Monumental traz visitantes de várias partes para ver de perto a beleza das peças escolhidas pelo artista plástico João Batista para compor o cenário.
E que cenário. O presépio é bem grande, com vilarejos e até o palácio de Herodes.
Este ano ele escolheu focar na história de Jesus e José, na forma como o pai criou o filho para ser o salvador do mundo. Há imagens deles brincando, Jesus aprendendo a arte da carpintaria e a amizade entre pai e filho:
João Batista
joaobbelmon1
São 680 peças ao todo e João Batista conta alguns destaques e curiosidades deste cenário:
João Batista
joaobbelmon2
Tradicionalmente os presépios devem ser desmontados no dia 6 de janeiro, dia dos três reis magos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.