Agentes intensificam combate ao mosquito transmissor da Dengue com chegada do período chuvoso em Pará de Minas

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, com base nos dados do boletim epidemiológico das doenças causadas pelo Aedes aegypti, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o dia 11 de outubro, o Estado de Minas Gerais havia registrado 86.483 casos prováveis de Dengue.

Desse total, 64.991 casos foram confirmados para a doença causa pela picada do mosquito Aedes aegypti. Minas Gerais também já confirmou 57 mortes em decorrência da Dengue neste ano de 2022.

Em relação à Febre Chikungunya, são 7.347 casos prováveis, dos quais 5.104 confirmados. Outros 69 registros são de casos prováveis de Zika, sendo 24 foram confirmados.

Na região Centro-Oeste de Minas Gerais, o município de Nova Serrana lidera o ranking com mais casos notificados até o momento, totalizando 1.650. Outros 10 foram registrados para Chikungunya. Nova Serrana também registrou uma morte causada pela Dengue.

Ao contrário de anos anteriores, Pará de Minas ocupa a quinta posição na região Centro-Oeste, atrás de Nova Serrana, Bom Despacho, Divinópolis e Itaúna. Até 11 de outubro, Pará de Minas contabilizava 65 casos notificados de Dengue e seis de Febre Chikungunya.

A queda nos números ocorreu devido ao trabalho intenso da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, e da ação fundamental dos agentes de combate a endemias.

Para manter esse cenário favorável é preciso intensificar o trabalho neste período em que inicia a época das chuvas no município. Esse clima que altera pancadas de chuvas e sol forte é propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, com afirma o agente de combate a endemias Rogério Marinho:


Rogério Marinho
rogerioaedes1

Ele aproveita para lembrar a todos das ações simples, mas eficazes que os paraminenses devem colocar em prática para combater o transmissor da Dengue. Alerta que é preciso agir preventivamente para exterminar o mosquito:

Rogério Marinho
rogerioaedes2

Rogério Marinho ressalta que para reduzir os focos do mosquito transmissor da Dengue os agentes de combate a endemias trabalham intensamente durante o ano todo em Pará de Minas. O resultado dessas ações preventivas é a queda no número de notificações de casos prováveis de Dengue registrados até agora, e que devem reduzir ainda mais até o início de 2023.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!