Emissão de Carteira de Identidade está suspensa em Pará de Minas por falta de computadores e prejudica muita gente


A redação do Portal GRNEWS vem recebendo queixas de paraminenses insatisfeitos com a dificuldade para obter a carteira de identidade ou Registro Geral (RG) no setor que funciona no Centro de Serviços Urbanos (CENSU), localizado na praça Torquato de Almeida, 100, Centro, em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um dos documentos mais importantes e utilizados cotidianamente pelos cidadãos é sem dúvida a Carteira de Identidade. Ela contempla a foto, digital do dedo polegar da mão direita, o número de RG e a assinatura do titular.

Confeccionada com base nas informações da Certidão de Nascimento, a identidade é essencial ao receber atendimento médico, prestar provas para vestibulares, concursos públicos, entre outros procedimentos.

Primeiramente as reclamações vieram de candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que alegam impedimento de realizar provas de legislação em Pará de Minas sob o argumento que a Carteira de Identidade deles estava desatualizada.


Diante dessas queixas, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com João Henrique Furtado de Oliveira, delegado Regional da Polícia Civil de Pará de Minas. Ele esclarece que os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem portar uma identidade em perfeitas condições. Caso contrário eles não poderão fazer o exame de legislação.

Disse também que a Delegacia Regional da Polícia Civil já orientou todas as autoescolas de Pará de Minas quanto à necessidade de todos os candidatos a CNH portarem documentos em perfeito estado e que comprovam a identidade para a realização de exames.

Em relação à solicitação de segunda via da Carteira de Identidade, muitos reclamaram que em Pará de Minas demora até 45 dias para ficar pronto. Entretanto, o delegado ressalta que no caso das pessoas que já tem as digitais registradas no sistema o novo documento é emitido em até cinco dias úteis. Caso contrário, é preciso colher as impressões digitais do cidadão, o que causa demora.


Mas outras reclamações continuam chegando. As mais recentes foram feitas nesta quinta-feira, 19 de outubro. Os reclamantes afirmam que há mais de 30 dias o documento de identidade ou segunda via não está sendo emitido em Pará de Minas.

O motivo seria a falta de manutenção nos computadores utilizados no Posto de Identificação da Polícia Civil, localizado no CENSU. Os equipamentos estariam estragados.

Uma das pessoas que se queixaram afirmou que existe uma promessa de a Prefeitura de Pará de Minas realizar um processo licitatório e doar os computadores para a Polícia Civil. Mas, ainda segundo ela, por enquanto tudo não passou de promessa.


Argumentou que a população de Pará de Minas está em dificuldade sem a oportunidade de retirar a carteira de identidade ou a segunda via do documento.

Com isso, perdem a oportunidade de prestar exames para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como consequência suas pautas vencem nas autoescolas e precisam começar tudo de novo. Outros alegam que estão procurando emprego, mas sem o documento não conseguem passar da entrevista, entre outras manifestações.

Nesta quinta-feira (19) um pai disse a reportagem do Portal GRNEWS que a situação está crítica, e já encontrou gente chorando nas proximidades do Posto de Identificação do CENSU por não conseguir o RG.


Acrescentou que algumas pessoas com melhores condições financeiras estão se deslocando para outros municípios, como Belo Horizonte, para obter o documento. Quando chegam nesses guichês precisam ter muita calma e argumentos para tentar que o atendente entregue o documento no mesmo dia para que não tenham que retornar e ter mais gastos. Ele sintetizou que “o povo sofre demais” quando precisa de serviços públicos.

A reportagem do Portal GRNEWS também esteve nesta quinta-feira (19) no Posto de Identificação da Polícia Civil, no CENSU, e encontrou o local fechado e com cartazes informando que a emissão do documento de identidade está suspensa por motivos técnicos.

A procura está tão grande pelo serviço que em frente fica o posto de atendimento para as pessoas que necessitam do Certificado de Alistamento Militar (CAM). Para evitar responder tantas perguntas sobre o mesmo assunto, os responsáveis pela Junta do Serviço Militar afixaram um cartaz na parede do órgão com os dizeres: “Atenção: não damos informações sobre identidade”.


A reportagem também procurou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas para saber se o município de fato prometeu doar computadores para a Polícia Civil retomar a emissão dos documentos de identidade.

A resposta veio por meio de uma nota informando que:
“A Prefeitura de Pará de Minas informa que o convênio que possui com a Polícia Civil não autoriza a cessão de equipamentos para a emissão das Carteiras de Identidade. Tão logo o Município tomou conhecimento da necessidade da 3ª Delegacia Regional de Pará de Minas, foram iniciados os procedimentos para a celebração de termo aditivo que possibilite o atendimento à demanda.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!