Guarda Civil Municipal: Prefeitura de Pará de Minas publica decretos para comprar equipamentos e realizar exames de aprovados

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Concurso Público realizado em 2018 pela Prefeitura de Pará de Minas ainda enche de esperança 35 aprovados para a função de Guarda Civil Municipal (GCM). A Prefeitura publicou o edital para 35 vagas mas 53 candidatos foram aprovados. No mesmo ano um teste de aptidão física foi convocado, os candidatos participaram mas até hoje ninguém foi chamado.

Tanto os aprovados como os vereadores de Pará de Minas tem cobrado insistentemente da Prefeitura pela convocação e ativação da GCM na cidade mas até agora nada ficou definido.

No início de março, o Portal GRNEWS acompanhou uma reunião entre o prefeito Elias Diniz (PSD) e dois representantes da Guarda Civil Municipal de Nova Serrana. Eles se comprometeram a auxiliar o Município na implantação da GCM.

Inicialmente, ficou definido que 12 agentes serão convocados para ativação da Guarda em Pará de Minas. Com o tempo outros aprovados são chamados para ocupar o lugar conseguido através do Concurso Público.

Agora o Portal GRNEWS apurou que mais um passo foi dado para a implantação. A Prefeitura publicou dois decretos que dizem respeito à GCM. O primeiro deles dispõe sobre a tabela de dotação de armas, munições, coletes balísticos, equipamentos e munições menos letais da Guarda. O Município pretende adquirir pistola, espingarda, carabina, armas de eletrochoque, armas de pressão, lançadores de munições menos letais, granadas químicas, de som e fumígenas, e espargidores de agentes químicos.

Já o decreto 11.078/2020 trata das exigências legais para convocação dos candidatos aprovados para as próximas fases do concurso. Eles deverão se submeter à Sindicância Social, Teste Psicotécnico e Exame Toxicológico, como exige a Lei Federal 13.022 de 2014. Após os resultados, os aprovados poderão tomar posse e iniciar o exercício das funções.

Como a convocação é aguardada por muitas pessoas, o Portal GRNEWS procurou a prefeitura para saber se há um prazo para chamar os candidatos tanto para os testes, como para iniciar as atividades. Em nota a assessoria informou que “ainda não há previsão para a posse dos aprovados no concurso para o cargo de Guarda Civil.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!