Índice do LIRAa alerta para surto de Dengue no Centro-Oeste; Pará de Minas inicia o levantamento nesta segunda

Vários estados brasileiros podem enfrentar surto de dengue a partir de março deste ano. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde. Em 2019 foram registrados 1.544.987 casos da doença no país, aumento de 488,3% em comparação com o ano anterior. Os dados mostram que 782 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado.

Os números são preocupantes e já deixaram as autoridades em alerta. Mas mais que o poder público, é preciso que a população em geral fique atenta. Só depende dos moradores cuidar do seu quintal e da sua casa, eliminando qualquer possível criadouro do Aedes aegypti.

O poder público tem feito sua parte, criando ações de conscientização e prevenção. Um deles é o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). O método de amostragem é utilizado para saber de forma rápida como anda a proliferação do mosquito e em quais locais são necessárias novas ações.

Segundo o Ministério da Saúde, índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1 e 3,9%, situação de alerta; e superior a 4% o risco é de surto.

Alguns municípios da região já realizaram o primeiro LIRAa do ano. Divinópolis, cidade 70 quilômetros distante de Pará de Minas, já está em alerta. O LIRAa apresentou resultado de 8,1%, sendo que o último realizado foi de 2,4%.

Agentes e fiscais visitaram 4.835 imóveis e 92% dos focos encontrados estavam dentro das residências, outros 8% nos lotes vagos.

Em Pará de Minas a preocupação também é muito grande. Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, terá inicio o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti do ano no município. Mesmo com todas as ações realizadas diariamente, de segunda a segunda, muita gente ainda não cumpre seu papel. Exemplo disso é o último mutirão realizado no bairro Grão-Pará. Foram quatro caminhões lotados de materiais inservíveis, recolhidos, e que estavam nos quintais das residências.

A expectativa é que o resultado seja abaixo do último LIRAa realizado em Pará de Minas. Em outubro o levantamento de infestação foi de 1,4%. O resultado pode sair até sexta-feira, 24 de janeiro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!