Campanha de Multivacinação começará quarta-feira em Pará de Minas. Dia D será no próximo sábado
O Ministério da Saúde informou no mês de junho que a Campanha de Multivacinação havia sido adiada com realização prevista para o mês de agosto.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Mas devido aos Jogos Olímpicos, que poderiam fazer diminuir a adesão, o Ministério da Saúde decidiu deixar para este mês de setembro, sendo realizada juntamente com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.
Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de saúde levando crianças menores de 5 anos e ainda as crianças e adolescentes de 9 anos a menores de 15 anos, para atualizar o cartão de vacina em dia.
No ano de 2015, em Minas Gerais, a meta era aplicar 1.161.989 vacinas contra a Poliomelite. Entretanto, foram aplicadas 1.110.392 doses, uma cobertura de 95,56%.
Durante a campanha de multivacinação o objetivo é manter a imunização das crianças em dia. Ao longo do ano algumas doses são disponibilizadas nas unidades de saúde.
Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que em Pará de Minas a vacinação começará na quarta-feira (21) e se estenderá até o próximo dia 30:
Érica Regina da Silva
multiveericaeeginadasilva140916
Na Campanha de Multivacinação começa em todo o Brasil nesta segunda-feira, 19 de setembro, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico:
Hepatite A
VIP
Meningocócica C
Rotavírus
HPV
Pneumo 10
Febre amarela
Varicela
Pentavalente
Tetraviral
Dupla adulto
DTP
Tríplice viral
VOP (poliomielite)
A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (19) e as crianças ou adolescentes deverão ser encaminhados pelos pais ou responsáveis até as unidades de saúde de Pará de Minas para atualizar o cartão de vacina. O mesmo procedimento deve ocorrer nos demais municípios brasileiros.
O Dia D de mobilização nacional está marcado para 24 de setembro, próximo sábado. A campanha, entretanto, seguirá até 30 de setembro em aproximadamente 36 mil postos fixos de vacinação. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação em todo o país.
O Ministério da Saúde informa ter enviado a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.
Importante ressaltar que em janeiro de 2016, o Ministério da Saúde pasta alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.
O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.
Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.
No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.
A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.