Campanha de Multivacinação começará quarta-feira em Pará de Minas. Dia D será no próximo sábado

vacina_poliomielite_paralisia_infantil310815
O Ministério da Saúde informou no mês de junho que a Campanha de Multivacinação havia sido adiada com realização prevista para o mês de agosto.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas devido aos Jogos Olímpicos, que poderiam fazer diminuir a adesão, o Ministério da Saúde decidiu deixar para este mês de setembro, sendo realizada juntamente com a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos de saúde levando crianças menores de 5 anos e ainda as crianças e adolescentes de 9 anos a menores de 15 anos, para atualizar o cartão de vacina em dia.

No ano de 2015, em Minas Gerais, a meta era aplicar 1.161.989 vacinas contra a Poliomelite. Entretanto, foram aplicadas 1.110.392 doses, uma cobertura de 95,56%.

Durante a campanha de multivacinação o objetivo é manter a imunização das crianças em dia. Ao longo do ano algumas doses são disponibilizadas nas unidades de saúde.

erica_regina_da_silva140916
Érica Regina da Silva, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica que em Pará de Minas a vacinação começará na quarta-feira (21) e se estenderá até o próximo dia 30:

Érica Regina da Silva
multiveericaeeginadasilva140916

Na Campanha de Multivacinação começa em todo o Brasil nesta segunda-feira, 19 de setembro, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico:

Hepatite A
VIP
Meningocócica C
Rotavírus
HPV
Pneumo 10
Febre amarela
Varicela
Pentavalente
Tetraviral
Dupla adulto
DTP
Tríplice viral
VOP (poliomielite)

cartao_vacina140916
A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (19) e as crianças ou adolescentes deverão ser encaminhados pelos pais ou responsáveis até as unidades de saúde de Pará de Minas para atualizar o cartão de vacina. O mesmo procedimento deve ocorrer nos demais municípios brasileiros.

O Dia D de mobilização nacional está marcado para 24 de setembro, próximo sábado. A campanha, entretanto, seguirá até 30 de setembro em aproximadamente 36 mil postos fixos de vacinação. Ao todo, 350 mil profissionais participam da ação em todo o país.

O Ministério da Saúde informa ter enviado a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a vacinação de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha.

Importante ressaltar que em janeiro de 2016, o Ministério da Saúde pasta alterou o esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.

Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.

No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!