Para acabar com a violência contra a mulher, Polícia Civil de MG lança cartilha para conscientizar homens

No mês de conscientização sobre a violência contra a mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou um novo material para divulgar o programa “Dialogar”. O projeto, que foca na reflexão e responsabilização de homens que cometeram crimes de violência doméstica, agora tem uma cartilha que detalha seus objetivos e metodologia.

O programa “Dialogar” em detalhes
O programa, criado em 2010 e atualizado em 2022, consiste em encontros semanais com homens autores de violência. Eles são encaminhados para o grupo por ordem judicial, como parte do cumprimento de medidas protetivas ou de uma ação penal.

A cartilha, que pode ser acessada AQUI, detalha o funcionamento do “Dialogar”. A delegada Pollyanna Aguiar, idealizadora do material, destaca que o objetivo é atingir a raiz do problema, trabalhando a educação e a conscientização desses homens para combater efetivamente a violência.

Segundo a delegada Danúbia Quadros, chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), a PCMG atua de forma pioneira com o projeto. Embora a Lei Maria da Penha tenha inserido recentemente a possibilidade de encaminhamento para grupos reflexivos, o programa já existe em Minas Gerais há quase uma década.

Ações do Agosto Lilás
Durante o mês de agosto, a Polícia Civil realiza diversas iniciativas para prevenir e combater a violência contra a mulher. As ações incluem visitas preventivas, operações de combate à violência doméstica, distribuição de material educativo, palestras e cumprimento de mandados de prisão.

A população pode denunciar a violência doméstica ligando para os números 190 (Emergência Policial) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher). Também é possível fazer denúncias anônimas pelo número 181. Com informações da Agência Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!